Nacional Titulo
Bolsa -Escola vai beneficiar mil famílias no Rio
Do Diário do Grande ABC
20/07/1999 | 18:02
Compartilhar notícia


Mil famílias do Estado do Rio de Janeiro com renda inferior a R$ 68,00 vao receber um salário mínimo para manter as crianças de 7 a 14 anos na escola. O programa Bolsa-Escola foi lançado nesta terça-fiera pelo governador Anthony Garotinho (PDT). O objetivo é reduzir a evasao escolar.

"Brasília conseguiu reduzir a 0,5% o índice de evasao escolar com esse programa e nossa meta é alcançar número semelhante", afirmou o secretário estadual de Educaçao, Hésio Cordeiro. No Estado, 20% dos alunos vindos de famílias muito pobres abandonam a escola.

As famílias consideradas em situaçao de pobreza absoluta começam a ser cadastradas em agosto, por postos volantes. Os candidatos ao programa vao preencher formulários, declarando renda, número de dependentes e condiçoes de moradia. Para se manter no programa, a família deve garantir que suas crianças freqüentem 90% das aulas. "É um estímulo ao desempenho escolar e ao mesmo tempo uma maneira de reduzir o trabalho infantil", disse Cordeiro.

O Bolsa-Escola vai começar em seis favelas - cinco da Tijuca, na zona norte carioca, e uma de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O Morro do Salgueiro, na Tijuca, uma das favelas mais pobres da cidade e com alto índice de analfabetismo segundo dados da prefeitura, ficou de fora do programa. "O ex-governador do DF, Cristóvao Buarque, criador do programa, recomendou que começássemos com poucas famílias para acompanhar melhor", justificou Cordeiro.

O programa prevê parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), para orientar adultos desempregados, e com a Escola de Pais, criada pela 1ª Vara da Infância e Adolescência, para evitar maus-tratos às crianças pelos pais ou responsáveis. O governo vai destinar cerca de R$ 150 mil por mês para o Bolsa-Escola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;