Política Titulo
Filiação de Mateus causa transtorno em Mauá
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
08/04/2011 | 07:20
Compartilhar notícia


A filiação de Mateus Prado no PV de Mauá já causa transtornos no partido, antes mesmo da assinatura da ficha. Isso porque o ex-prefeiturável (concorreu em 2008 pelo Psol) insiste em bater de frente com o vereador Atila Jacomussi, presidente municipal da sigla até o início do ano, quando foi deposto pela executiva estadual.

Reportagem publicada pelo Diário em fevereiro mostrou Mateus condicionando o ingresso ao PV à saída de seu adversário da legenda. Na época, o presidente de honra do Instituto Henfil classificou a família Jacomussi como "anexo da família Damo (do ex-prefeito Leonel)", e portanto, "adepta da política de fisiologismo". As falas foram rebatidas pelo parlamentar e seu pai, o ex-vereador Admir Jacomussi (PRP), que disse que o ex-prefeiturável "nunca foi nada".

Com o desenrolar do novo capítulo, Atila ironiza a posição de Mateus. "A vinda dele não estava condicionada à minha saída? Estranho este fato."

Desde o início as negociações sobre o ingresso de Mateus no PV foram tratadas diretamente com a cúpula estadual, principalmente com o presidente paulista, Maurício Brusadin, e com o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi. Sua ficha será abonada amanhã por Marina Silva.

Questionado sobre o fato de ter cedido à permanência de Atila no partido, contemporizou. "Venho para ajudar no processo de Transição Democrática", enfatizou, citando movimento liderado por Marina, que busca convencer o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, a abrir o partido para convenção.

Por trás disso, está a intenção de sair candidato a prefeito em 2012. Mateus é tido com o plano B do PV, o que ganhará força caso Volpi não obtenha aval jurídico para candidatar-se ao Paço de Mauá.

 

RACHA

A crise interna no PV nacional chegou a Mauá. Para não correr o risco de ver um aliado de Marina ganhando espaço no partido, Penna teria oferecido a coordenação regional da sigla a Atila. O vereador nega a informação. "Não conversei com ele. Mas, se receber este convite, vou estudar, saber quais garantias que terei, por exemplo, para sair candidato a prefeito."

Atila articula movimento junto ao pai e ao ex-prefeitrável Chiquinho do Zaíra (PTdoB) para a eleição de 2012. Mas eventual candidatura dificilmente será pelo PV, devido aos desgastes com a cúpula estadual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;