Turismo Titulo
Ilha de Toque Toque: conheça o primeiro Hotel Lixo Zero do Brasil
09/12/2020 | 15:18
Compartilhar notícia


De um lado, a Baía de Toque Toque Grande. Do outro, a Mata Atlântica nativa. É assim que o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel consegue integrar seus hóspedes à natureza exuberante de São Sebastião (SP).

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Além de oferecer uma conexão especial com os cenários naturais, o local é reconhecido pela adoção de práticas sustentáveis. Ele é o primeiro Hotel Lixo Zero do Brasil e também foi um dos primeiros do mundo a conquistar uma certificação oficial nessa categoria. Com padrões internacionais, a auditoria foi realizada pela Zero Waste International Alliance, por meio do Instituto Lixo Zero Brasil, que trabalham por uma sociedade livre de descartes.

Hotel Lixo Zero

Após mudanças na estrutura física do hotel e nos hábitos de colaboradores e hóspedes, o local conseguiu reduzir em 94% os resíduos que iam para aterros. Para alcançar esse resultado, o estabelecimento eliminou o uso de produtos descartáveis, principalmente os de plástico. Nas suítes, garrafinhas PET foram substituídas por copos de vidro e filtros com oferta gratuita de água, Já os kits de amenities foram transformados em suportes com refil.

O restaurante do hotel também aboliu os plásticos descartáveis, como canudos e sachês de condimentos. Agora, os alimentos são servidos em potinhos de cerâmica.

LEIA MAIS: 10 MOTIVOS PARA IR A MARESIAS
6 HOTÉIS CERCADOS DE VERDE PARA VIAJAR COM ISOLAMENTO EM SÃO PAULO

O Ilha de Toque Toque deixou de adquirir equipamentos eletrônicos, como TVs, frigobares, aparelhos de ar-condicionado, cofres e micro-ondas, e passou a locá-los de uma empresa que tem a responsabilidade da manutenção e descarte desses itens por meio de reciclagem e engenharia reversa. Outra mudança foi a instalação de uma estação lixo zero com coleta e destinação seletiva de resíduos orgânicos, recicláveis e de rejeito, com subestações por todo o hotel. O lixo orgânico, inclusive, vai para a compostagem. Além disso, a equipe de colaboradores passou por treinamentos de capacitação Lixo Zero, compostagem e reciclagem de bitucas.

GreenPress – Rede de Turismo Consciente

A GreenPress – Rede de Turismo Consciente é um projeto elaborado por jornalistas e formadores de opinião especializados no setor de viagens e turismo. Sem fins lucrativos, a rede trabalha para que o turismo seja uma indústria sustentável. A GreenPress pretende ser fonte de inspiração e de informação confiável para viajantes que buscam deixar pegadas sustentáveis pelo Brasil e pelo mundo.

Acompanhe o Instagram aqui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;