Internacional Titulo
Violência reforça a popularidade de Netanyahu
Do Diário do Grande ABC
06/10/2000 | 12:37
Compartilhar notícia


A revolta palestina dos oito últimos dias deu um empurrao na popularidade do ex-primeiro-ministro israelense de direita Benjamin Netanyahu, segundo duas pesquisas de opiniao publicadas nesta sexta-feira.

Uma primeira pesquisa, realizada entre a populaçao judaica (85% do eleitorado), dá 53% dos votos a Netanyahu, contra 36% para o atual premiê trabalhista, Ehud Barak, e registra 11% de indecisos, caso fossem convocadas eleiçoes antecipadas neste momento.

Das pessoas entrevistadas, 67% acham que o atual Governo nao chegará a um acordo de paz com os palestinos, contra 31% que mantêm a postura contrária, ou nao têm opiniao formada.

Uma segunda pesquisa, realizada entre as populaçoes judaica e árabe, atribui a Netanyahu 45% dos votos, contra 40% para Barak. Os demais se mostraram indecisos.

O ex-premiê convocou nesta sexta-feira os israelenses a se unir contra a ``ameaça' que representa, segundo ele, o desencadeamento da violência, que deixou 81 mortos (a maioria árabe) em uma semana.

Netanyahu, que acaba de escapar das perseguiçoes judiciais, abandonou a direçao do principal partido da oposiçao de direita, o Likud, após a sua derrota nas eleiçoes de 1999, frente a Barak. O ex-premiê deu a entender que poderia optar novamente pela direçao do partido e do Estado, sem revelar claramente suas intençoes.

De acordo com todas as pesquisas de opiniao, Netanyahu tem mais chances do que o atual chefe do Likud, Ariel Sharon, de vencer Barak em caso de eleiçoes antecipadas.

A primeira pesquisa foi feita pelo instituto independente Dahaf e publicada pelo jornal Yediot Aharonot. A segunda foi realizada pelo Instituto Smith e publicada no jornal de língua iglesa The Jerusalem Post. As duas sondagens ouviram 500 pessoas cada, com margem de erro de 4,5%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;