Nacional Titulo
OAB apresenta novo pedido de intervenção no ES
Do Diário OnLine
18/07/2002 | 18:32
Compartilhar notícia


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rubens Approbato Machado, entregou nesta quinta-feira ao ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, um novo relatório em que pede a intervenção federal no Espírito Santo, com o intuito de conter o crime organizado no Estado. No final de maio, a entidade já havia pedido a intervenção. A medida chegou a ser aprovada pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), mas foi arquivado pelo procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro.

O ex-presidente da OAB Marcelo Lavenere, que também participou do encontro com o ministro, propôs que seja apresentada ao Senado uma denúncia contra Brindeiro por crime de responsabilidade. Segundo ele, tanto o procurador quanto o presidente Fernando Henrique Cardoso cometeram crime de prevaricação por não dar continuidade à proposta aprovada pelo CDDPH.

"Eles frustraram a nossa expectativa. Prevaricaram sim. São responsáveis politicamente perante a Nação brasileira", afirmou. Lavenre sugeriu ainda que FHC corrija seu erro decretando estado de defesa no Espírito Santo.

Paulo de Tarso Ribeiro, por sua vez, declarou que "é possível coibir o crime organizado sem necessariamente haver intervenção". Ele ainda se comprometeu a entregar, dentro de 30 dias, o primeiro relatório das ações da força-tarefa enviada ao Estado. O grupo é formado por agentes e delegados da Polícia Federal e foi criado como alternativa para a intervenção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;