Internacional Titulo
Ferrovia boliviana na fronteira com o Brasil suspende operações
Da AFP
01/12/2007 | 15:25
Compartilhar notícia


A ferrovia boliviana que une Santa Cruz à fronteira com o Brasil, no leste do país, suspendeu suas operações por falta de diesel.

Segundo declarações de um funcionário citado pela edição deste sábado do jornal La Razón, a empresa Ferroviária Oriental, que cobre o trajeto entre Santa Cruz e Puerto Quijarro, povoado fronteiriço com a brasileira Corumbá (Mato Grosso do Sul), decidiu suspender a partir desse sábado os serviços de trens de passageiros e carga porque já não tem combustível para seu funcionamento.

"Até sexta estávamos trabalhando com as reservas, mas estas já se esgotaram e não temos mais diesel para fazer todos os trens funcionarem", declarou Angel Sandoval, chefe de Assessoria de Comunicação da empresa.

A Ferroviara Oriental faz o transporte de carga de 1,4 milhão de toneladas por ano, produto da exportação de soja da Bolívia para o Brasil e para a hidrovia Paraguai-Paraná, que leva o grão boliviano para o porto argentino de Rosário. Além disso, ela também transporta cerca de meio milhão de passageiros por ano.

A suspensão das operações acontece em meio à escassez de diesel que se tornou patente nos últimos dias na região oriental do país, afetando os departamentos de Santa Cruz (leste), Pando (norte), Beni (nordeste) e a andina La Paz, onde os sindicatos de transportistas anunciaram medidas de pressão para os próximos dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;