Economia Titulo
BNP Paribas: fundos congelados perderam apenas 0,97% e 1,78%
Da AFP
29/08/2007 | 15:56
Compartilhar notícia


Os dois fundos de investimento do banco francês BNP Paribas congelados em 7 de agosto e reabertos na terça-feira, perderam apenas 0,97% e 1,78% de seu valor neste período, segundo comunicado publicado nesta quarta-feira.

A queda foi de 0,97% para o principal dos fundos, o BNP Paribas ABS Euribor, cujo ativo é ainda de 795 milhões de euros. O segundo fundo reaberto ontem, o BNP Paribas ABS Eonia, pesa 72 milhões de euros de ativos e acusou queda de 1,78%.

O terceiro fundo congelado em 7 de agosto, o Parvest Dynamic ABS, será reaberto quinta-feira às 15h (local). O banco destacou que o valor será divulgado por volta das 18h.

O BNP Paribas decidiu congelar os fundos porque não conseguia estabelecer uma "justa valorização dos ativos" nos quais havia investido. Esta é mais uma das conseqüências da crise americana dos empréstimos imobiliários de risco, ditos "subprime".

O BNP Paribas Investment Partners, filial do grupo, destacou que as quedas constatadas por estes dois fundos são "sensivelmente inferiores ás indicadas no comunicado de 23 de agosto e confirmam assim a qualidade dos ativos detidos".

Anteriormente, o banco havia previsto quedas de entre 2% e 3% para os fundos BNP Paribas ABS Euribor, entre 2,5% e 3,5% para o BNP Paribas ABS Eonia, e entre 4% e 5% para o Parvest Dynamic ABS.

O valor estimado destes fundos, cujos clientes são em sua maioria investidores institucionais, passou, entre 27 de julho e 7 de agosto, de 2 bilhões de euros para 1,6 bilhão de euros. A diferença se deve em parte pela fuga de investidores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;