Economia Titulo
Negociações da OMC serão concluídas em 2005, diz Amorim
Do Diário OnLine
30/04/2004 | 18:35
Compartilhar notícia


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta sexta-feira que é possível concluir as negociações da OMC (Organização Mundial do Comércio) em 2005, como estava previsto.

Amorim revelou que há vontade política para avançar nas negociações, que estão praticamente paralisadas desde o fracasso da reunião ministerial em Cancún, em setembro do ano passado.

O ministro está em Londres, onde participa de um encontro com representantes comerciais de cinco países. Além do norte-americano Robert Zoellick, participam da reunião o comissário da UE (União Européia) para o Comércio, Pascal Lamy, e os ministros da África do Sul, Alec Erwin, e do Quênia, Mukhisa Kituyi.

Amorim admitiu que os cinco países não poderão decidir pelos 147 membros da OMC, mas disse que a reunião deve servir para debater as soluções possíveis. "Se os ministros dos cinco países chegarem a um consenso em alguns pontos, isso certamente vai ajudar a desbloquear assuntos importantes, especialmente em agricultura. E se avançarmos em agricultura, tenho certeza que avançaremos no resto", concluiu.

No início desta semana, o órgão de soluções de controvérsias da OMC deu vitória ao Brasil em uma disputa envolvendo subsídios concedidos pelo governo americano aos produtores de algodão dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;