Nacional Titulo
SP: crianças devem receber vacina contra hepatite B
Do Diário OnLine
23/07/2003 | 11:35
Compartilhar notícia


A secretaria da Saúde está intensificando a imunização contra a Hepatite B, e para isso convoca crianças e adolescentes (entre 5 e 19 anos) para receber a vacina gratuitamente em qualquer posto de saúde do Estado. Cerca de 68%, ou 7,2 milhões de pessoas nesta faixa etária não estão imunizadas contra a doença, segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).

Desde 2001, quando a vacinação foi instituída pelo Ministério da Saúde, 3,4 milhões de paulistas foram imunizados, cerca de 32% do público-alvo. A vacinação fica disponível o ano todo.

Causada por vírus, a Hepatite B é transmitida por contato direto com sangue ou secreções de pessoas infectadas. Pode ser por via sexual, materno-fetal (mãe para filho na gestação e durante o parto), transfusão de sangue, exposição a agulhas ou outros instrumentos contaminados (profissionais de saúde, tatuagens, usuários de drogas injetáveis, entre outros). A doença, que afeta o fígado, pode se tornar crônica e transformar-se em cirrose ou câncer do fígado (hepatocarcinoma). A vacina precisa ser tomada em três doses

A situação dos adolescentes entre 15 e 19 anos é mais preocupante. Cerca de 22% da população nesta idade recebeu a vacina. Entre 11 e 14 anos há 31% de vacinação. Entre 5 e 10 anos 43% estão imunizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;