Internacional Titulo
Nova York relembra atentados de 11 de setembro de 2001
Do Diário OnLine
11/09/2003 | 13:27
Compartilhar notícia


Uma cerimônia reuniu nesta quinta-feira milhares de pessoas no chamado 'marco zero', em Manhattan, – local onde ficavam as torres do World Trade Center – para relembrar os atentados de 11 de setembro de 2001 e homenagear as vítimas do ataque.

Crianças participam do ato lendo nomes dos mortos no ataque. Às 8h46 locais (9h46 em Brasília), a cerimônia foi interrompida e os presentes fizeram um minuto de silêncio – foi o horáio em que o primeiro avião atingiu as torres gêmeas. Nesse mesmo momento, em Washington, o presidente George W. Bush, a primeira-dama Laura, o vice Dick Cheney e assessores também fizeram um minuto de silêncio na Casa Branca.

O prefeito Michael Bloomberg e seu antecessor, o popular Rudolph Giuliani, fizeram discursos. "Nova York foi seriamente afetada, mas somos fortes, nos recuperaremos. Seremos um exemplo para o país ao demonstrar que podemos assumir o luto e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro", afirmou Bloomberg.

Segundo dados do Pentágono, as ações desse dia atribuídas à rede terrorista Al Qaeda, de Osama Bin Laden, mataram 3.021 pessoas. Em 11 de detembro de 2001, integrantes do grupo seqüestraram dois aviões e obrigaram seus pilotos a jogá-los contra o World Trade Center. Um terceiro avião seqüestrado foi lançado contra a sede do Departamento de Defesa, nos arredores de Washington, matando 189 pessoas.

Da área de 64 mil metros quadrados onde ficava o prédio destruído foram retitadas 1,64 milhão de toneladas de aço, oriunda dos escombros. O custo da operação, que envolvia por dia cerca de quatro mil pessoas, foi de US$ 750 milhões.

Bush - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, não deve participar de nenhuma cerimônia desta quinta. Pela manhã, ele e a esposa estiveram na Igreja Episcopal de St. John, em Washington, e Bush não fez nenhum discurso. Ao falar rapidamente à imprensa, ele disse que "hoje é um dia triste. É um dia para lembrarmos das vidas perdidas e da compaixão dos cidadãos da nossa cidade".

"Hoje é um dia para rezarmos pelos maridos, esposas, filhos e pais, de todas as pessoas amadas que morreram. Pedimos força e sabedoria e agradecemos às benções que Deus dá à nossa nação", afirmou o presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;