Internacional Titulo
Iraque continua desafiando Estados Unidos
Das Agências
09/08/2002 | 11:04
Compartilhar notícia


O Iraque continua desafiando os Estados Unidos , foi o que ocorreu nesta sexta-feira, quando um jornal oficial iraquiano afirmou que seu território será o "cemitério" das forças americanas em caso de ataque, um dia depois de um discurso sem concessões do presidente Saddam Hussein.

"O povo iraquiano, que apóia seu dirigente (o presidente Saddam Hussein), fará do Iraque o cemitério dos agressores americanos (...) e deixará seus corpos para os animais selvagens comerem", escreve o jornal al-Iraq.

O jornal afirma que os planos do presidente George W. Bush hostis ao Iraque "estão fadados ao fracasso, como foi o caso do seu pai (na Guerra do Golfo em 1991) e Bush conhecerá uma nova derrota militar e será maldito".

Os Estados Unidos "praticam a lei da selva, que é o método dos cowboys, que não reconhecem nem o direito internacional nem a lei divina".

O al-Iraq destaca que os norte-americanos "violaram os direitos humanos em todas as partes do mundo, começando por Hiroshima e Nagasaki (cidades japonesas atacadas com bombas atômicas em 1945) e passando pelo Iraque que, segundo o veículo, foi bombardeado pelo equivalente a oito bombas atômicas.

Na quinta-feira, o presidente Saddam Hussein afirmou, em atitude de desafio a Washington, que qualquer ataque americano contra seu país está fadado ao fracasso, num momento em que os Estados Unidos pareciam dispostos a tirá-lo do poder.

A Casa Branca reagiu com desprezo ao discurso, exigindo que o presidente iraquiano respeite seus compromissos em matéria de armamentos.

"Amanhã, o povo iraquiano, combatendo, dará sua palavra, com o dedo no gatilho. Os iraquianos vão até o fim para conseguir a vitória ou morrer como mártires", acrescenta o jornal, ao afirmar que a administração do presidente George W. Bush será "derrotada, maldita e desonrada eternamente".

Para o jornal As-Saura, órgão do partido Baas no poder no Iraque, a ONU deve "tomar uma iniciativa válida e resolver as diferenças (com Bagdá) para cortar a grama sob os pés de Washington".

"Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, apoiados pela entidade sionista (Israel), impedem qualquer solução pacífica entre Bagdá e ONU", segundo As-Saura.

Os Estados Unidos ameaçam atacar o Iraque e derrubar o regime de Saddam Hussein, a quem acusam de produzir armas de destruição em massa. Entretanto, diante da inquietação de diferentes aliados como Alemanha e Inglaterra, Bush prometeu na quarta-feira ter paciência e consultar o Congresso e seus parceiros antes de agir contra o Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;