Economia Titulo
Padarias receberão treinamento para segurança do alimento
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
08/10/2003 | 21:41
Compartilhar notícia


Doze padarias do Grande ABC e dez da Zona Leste de São Paulo serão o primeiro grupo de empresas desse ramo no país a receber um treinamento inovador, intitulado Programa Alimentos Seguros (PAS), que visa garantir a produção de alimentos seguros à saúde do consumidor e também tornar as panificadoras participantes mais competitivas, ampliando a possibilidade de conquista de novos mercados.

Parceria entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Sebrae e a Bunge Alimentos – estas duas últimas que subsidiam 100% dos custos de implementação do treinamento, que é uma experiência piloto com esse grupo –, o projeto teve início há poucos dias e vai durar cinco meses para ser concluído.

Versão do sistema mundial de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), criado pela Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) para garantir a segurança da alimentação dos astronautas, o programa será aplicado pelo Sebrae. Depois de uma fase de diagnósticos nas duas últimas semanas, em que os consultores da entidade levantaram o nível das empresas no atendimento de boas práticas quanto à higiene pessoal e dos locais, potabilidade da água e prevenção de contaminação, entre outros tópicos, nesta semana houve o início dos cursos para orientar os empresários e seus funcionários.

Segundo a coordenadora do PAS em São Paulo, Evelin Cristina Astolpho, no levantamento se observou que em média o grupo de padarias por enquanto atende 40% dos itens de boas práticas. A meta é atingir de 75% a 80% do nível de exigências. O empresário Alberto Bernardo Mota Santos, da Padaria Portugal, de Santo André, vê com grande expectativa a implementação do programa em sua padaria.

Na sua avaliação, há carência de mão-de-obra qualificada e o treinamento vai ajudar a suprir esse problema. Ele também passará por cursos, voltados à gestão do negócio. "Não tenho dúvida que vai melhorar a qualidade do produto. Hoje quem não se mantém atualizado, acaba ficando para trás", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;