Nacional Titulo
Fundaçao contradiz Garotinho e revela que esgoto polui praias
Do Diário do Grande ABC
12/03/2000 | 18:46
Compartilhar notícia


O presidente da Fundaçao Estadual de Engenharia de Meio Ambiente (Feema), Axel Grael, admitiu neste domingo que a Companhia Estadual de Aguas e Esgotos (Cedae) é uma das maiores responsáveis pela poluiçao nas praias cariocas. Segundo ele, o sistema de saneamento tem deficiências e, por isso, lança esgoto na água. "A rede de esgoto foi projetada para um Rio de outra época", afirmou. "E há muito tempo nao recebe investimentos."

O governador Anthony Garotinho e o presidente da Cedae, Alberto Gomes, vêm negando sistematicamente que haja lançamento de esgoto nas praias, mas Grael discorda dos dois, apesar de fazer parte da mesma administraçao estadual. "É claro que há esgoto na água", disse. "Quando chove muito, o sistema nao dá vazao à quantidade de água e extravasa, lançando esgoto perto da praia."

Estudo realizado pela Prefeitura apontou que o número de coliformes fecais na praia de Ipanema, na Zona Sul, chega a 2,4 bilhoes por cem mililitros - 2,4 milhoes de vezes a mais que o limite considerável aceitável. "Esse valor é lamentável, mas nao surpreende; essa é a nossa realidade", afirmou Grael. "É justamente porque sabemos do problema que fazemos freqüentemente o teste da balneabilidade."

A assessoria de imprensa da Cedae informou que Gomes estava viajando e nao poderia dar entrevistas. Grael reconheceu que a espuma amarelada que foi vista perto da orla marítima nos últimos dias tem como uma das causas exatamente o lançamento de esgoto - o que também havia sido negado pela Cedae.

Técnicos da Feema e da Cedae se reúnem amanha (13) na sede da companhia para tentar estabelecer um cronograma de obras de melhoria para a rede de esgoto. "A curto prazo, podemos instalar equipamentos que evitem o extravasamento do esgoto nas praias", informou Grael.

O presidente da Feema admite que o ideal seria que a cidade tivesse uma estaçao de tratamento de esgoto. "Mas esse é um projeto de longo prazo, que requer outro tipo de investimento e planejamento."

Atualmente, toda a rede de saneamento da cidade converge para o emissário submarino de Ipanema, que lança esgoto no mar, longe das praias. A poluiçao das praias ocorre quando, por um problema estrutural, o sistema nao comporta a vazao e acaba lançando esgoto perto da orla.

Lagoa - Esta semana, o governo do Estado assinará um convênio com a colônia de pescadores da Lagoa Rodrigo de Freitas, com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e com a Cedae para monitorar constantemente a lagoa. O monitoramento prevê a mediçao, pela manha e à noite, do nível de oxigenaçao e a temperatura da água, além do acompanhamento da evoluçao do ecossitema local.

Na avaliaçao governo do Estado, a poluiçao nao foi a responsável pela mortandade de peixes na lagoa durante o carnaval, mas sim a falta de oxigenaçao. Por isso, Garotinho anunciou também que investirá R$ 25 milhoes na obra de alargamento do canal do Jardim de Alah, que liga a praia do Leblon à lagoa.

"Estreito e assoreado como está, o canal diminui ainda mais a oxigenaçao", explicou Garotinho em seu programa de rádio Fala, Governador. Ambientalistas fizeram protesto hoje nas margens da Lagoa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;