Nacional Titulo
Rio: promotoria denuncia policiais por morte de estudante
Do Diário OnLine
Com Agências
29/04/2004 | 19:48
Compartilhar notícia


O MP (Ministério Público) estadual apresentou, nesta quinta-feira, denúncias contra cinco policiais civis e um médico que foram citados no inquérito que investiga a morte do estudante Rômulo Batista de Melo, 21 anos, em Cabo Frio. A suspeita é de que o estudante tenha sido torturado antes de morrer no dia 27 de janeiro deste ano.

Segundo informações da Agência Brasil, a promotora de Justiça Isabela Padilha, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Cabo Frio, denunciou, por crime de tortura, e pediu a prisão preventiva dos policiais civis Jayro Alexandre S. Brito, Francisco Carlos Maurício e Guilherme K. Casemiro. Os policiais já haviam sido afastados no dia 12 de março em uma decisão com base no feito pela Corregedoria Geral Unificada da Secretaria de Segurança, que concluiu que os oficiais tiveram uma conduta irregular na transferência de Rômulo da carceragem da delegacia de Cabo Frio (RJ) para uma unidade prisional na capital fluminense.

Rômulo foi preso no dia 21 de janeiro, acusado de tentar roubar um automóvel, e morreu no dia 27, depois de receber os primeiros atendimentos no hospital de Maricá (RJ), após ter uma crise no caminho da transferência. No entanto, por causa da quantidade e gravidade dos ferimentos, ele não resistiu e faleceu. Os policiais são suspeitos de terem agredido Rômulo na carceragem e dentro da viatura.

O MP apresentou uma segunda denúncia contra o delegado José Mário Salomão Omena e o oficial de cartório Cristiano dos Santos, por falsidade ideológica. Além disso, uma terceira denúncia foi realizada contra o médico Edilberto da Veiga Carvalho, que atende em um posto de urgência de Cabo Frio. Ele foi denunciado por omissão de socorro, falsidade ideológica e falso testemunho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;