Economia Titulo
Mercado reduz previsão de IPCA e acredita em novo corte da Selic
Do Diário OnLine
01/10/2007 | 11:36
Compartilhar notícia


O mercado financeiro fez uma ligeira revisão na expectativa de inflação para 2007. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), deve terminar o ano em 4%, contra projeção de 4,02% observada na semana anterior. Para 2008, a previsão do mercado permaneceu em 4,10%.

A expectativa dos analistas de mercado e de instituições financeiras ficou em linha com as projeções do governo, que esperam que o IPCA, índice oficial de inflação, termine o ano em 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo.

As estimativas constam do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, e mostram que a expectativa de inflação recuou em virtude da perda de força nos reajustes dos preços dos alimentos agropecuários.

Para a inflação na capital paulista, medida pelo IPC-Fipe, a pesquisa manteve a projeção de 3,96%. Em alta há nove semanas, os reajustes de preços dão sinais de maior resistência no mercado atacadista. Conforme o relatório, a projeção do IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) passou de 5,24%, na semana anterior, para 5,36%; enquanto o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) evoluiu de 4,96% para 5,26%.

Juros – O mercado financeiro segue confiante de que o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) irá promover um novo corte na taxa básica de juros do país (a Selic) em sua reunião de outubro. De acordo com o relatório, ainda há espaço para a redução de 0,25 ponto percentual na Selic.

No entanto, o mercado acredita que esse será o último corte da taxa, que deve permanecer em 11% até o início de junho, quando cairia para 10,75% ao ano. Para o fim de 2008, a estimativa é de 10,25% ao ano.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;