Cultura & Lazer Titulo
Bienal do Rio vende 1,2 milhao de livros
Do Diário do Grande ABC
03/05/1999 | 15:36
Compartilhar notícia


A 9ª Bienal Internacional do Livro, encerrada neste domingo, no Riocentro, teve público recorde de 552 mil pessoas, mais da metade crianças e adolescentes. Foram vendidos 1,2 milhao de livros. Em termos de visitantes, foi um aumento de 30%, mas as vendas duplicaram.

A próxima Bienal, prevista para 2001, terá programaçao cultural mais intensa, serao reorganizadas as visitas escolares e o país homenageado deve ser a França.

As vendas surpreenderam os editores. "Nao se pode dizer que o investimento deu lucro imediato porque, do valor bruto de cada livro, é preciso descontar despesas como o direito autoral e o preço de produçao", disse hoje o diretor de Comunicaçao do evento, Bob Feith, proprietário da Editora Objetiva. "Mas para uma bienal em que investimos mais no aspecto institucional, na formaçao de novos leitores, essa venda é um dado a mais a ser comemorado". Feith disse ter vendido R$ 170 mil em seu estande.

O livro mas vendido pela Objetiva no local foi "A Casa dos Budas Ditosos", de Joao Ubaldo Ribeiro, que teve 1.300 exemplares comercializados

Autores - O encontro de leitores e autores foi o grande sucesso da Bienal e a programaçao deve ser ampliada em 2001. "Os escritores nacionais foram os preferidos nas vendas e nos encontros, num reflexo do que tem acontecido no mercado editorial há alguns anos", contou Feith. "Há algum tempo em toda lista de mais vendidos a maioria dos autores é brasileira."

O presidente da Fagga Empreendimentos, Arthur Repsold, responsável pela organizaçao do evento, lembra que nem em 1995, quando o Plano Real havia aumentado o poder aquisitivo da populaçao, vendeu-se tanto livro. "Com o detalhe de que 30% foram comprados por crianças, ou seja, novos leitores", comemora ele.

Mudanças - Mesmo assim alguns aspectos devem ser revistos. "Nao pretendemos aumentar o tamanho da Bienal, mas investir mais na qualidade ", dizia ele. "Vamos repensar as visitaçoes escolares, porque recusamos vários pedidos de escola e também a forma de pagar os livros porque havia filas muito grandes."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;