Turismo Titulo
Litoral de Torres tem belas praias
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
28/03/2001 | 19:45
Compartilhar notícia


Localizada na divisa com Santa Catarina, a cidade gaúcha de Torres, a 205 km de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, é considerada um dos lugares mais bonitos da região. Não é por menos que, durante a temporada de verão, entre os meses de novembro e março, cerca de 400 mil turistas – a maioria vinda da Argentina e do Uruguai – tomam conta das ruas, praias e dos hotéis da região. Nesta época do ano, a temperatura chega a 35°C, mas o calor é sempre suavizado pela brisa refrescante que vem do mar.

O nome da cidade deve-se à existência de três grandes rochedos que se estendem pela orla: Torre Norte (morro do Farol), Torre Centro (morro das Furnas) e Torre Sul (praia da Guarita). O morro do Farol, com 46 m de altura, é a única formação rochosa com acesso para veículos até o topo, de onde se tem uma belíssima vista panorâmica da cidade, das dunas e das outras torres. O local também é muito procurado pelos praticantes de rapel e vôo livre.

Das pedras extraídas do Morro do Farol foi construído o casario que hoje atrai turistas à rua Júlio de Castilhos, com um conjunto arquitetônico dos mais típicos, em estilo colonial, todo construído no século passado. As construções foram feitas com madeira de lei e rejuntadas com barro e cal de sambaquis, extraídos das matas que então existiam na praia da Cal e ao redor da Lagoa do Violão.

Outro lugar de destaque é a Ilha dos Lobos, considerada pelos seus dirigentes como sendo a única reserva ecológica do país onde existem lobos e leões-marinhos. Em busca de águas mais quentes, os animais procuram a região entre os meses de julho e novembro, para se acasalarem. Por isso é proibido qualquer tipo de pesca, caça marinha e até mesmo desembarques não autorizados no local.

Um espetáculo imperdível é a pesca da tainha e de outros peixes no rio Mampituba, com a ajuda dos botos. Os golfinhos levam os peixes rio adentro, mais ou menos até a altura da ponte Pênsil, onde, alertados por saltos de aviso, os pescadores lançam suas redes para capturá-los.

Mas as praias ainda são a preferência de grande parte dos turistas. Entre elas, a praia Grande – com 2 km de extensão e pequenas dunas – é a mais freqüentada e menos perigosa para o banho. A maioria dos eventos esportivos de verão também ocorre ali, como competições de futebol, vôlei, surfe e shows ao ar livre.

Já a Prainha, ou praia do Meio, é a mais tranqüila de Torres. Por possuir solo rochoso, não é apropriada para banho, mas conta com uma das paisagens mais bonitas do litoral, ao lado das imagens da praia da Guarita, rodeada pelas torres Centro, Sul e da Guarita, que dá nome a esse complexo paisagístico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;