Internacional Titulo
Perfil: Obama, o candidato que prega a mudança nos EUA
Da AFP
04/11/2008 | 08:00
Compartilhar notícia


O senador Barack Obama, 47 anos, do Partido Democrata, se apresenta como representante da mudança e da esperança após oito anos de governo conservador, em um país que nunca teve um presidente negro em mais de 200 anos de história.

Nascido em 1961 no Havaí, fruto de um breve relacionamento entre um estudante queniano e uma americana branca, e formado pela prestigiada Universidade de Harvard, Obama oferece uma imagem de elegância e retidão, embora não consiga dissimular sua falta de experiência política.

Essa falta de experiência foi objeto de ataques sobretudo por parte de sua rival na disputa democrata, a ex-primeira-dama Hillary Clinton, e de seu oponente republicano John McCain.

Consciente dessa fraqueza, Obama conseguiu transformá-la em uma vantagem, ao se apresentar em seus atos políticos como o candidato da "mudança" e da "esperança". O título de seu último livro resume exatamente essa postura: "A audácia da esperança".

Carismático, ele consegue capturar a atenção de milhares falando em qualquer palanque do país e, diante dos eleitores que se reúnem para escutá-lo, se apresenta como a melhor alternativa para vencer McCain, um partidário da guerra no Iraque.

No último final de semana, todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas país afora indicavam a liderança do senador democrata.

Barack Obama é casado com a advogada Michelle Obama, 44 anos, de Chicago, e tem com ela duas filhas: Malia, de 9 anos, e Sasha, de 6.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;