Economia Titulo
Empresa mexicana Telmex é a 2ª maior na Bolsa de Madri
Do Diário do Grande ABC
12/04/2000 | 12:32
Compartilhar notícia


A Teléfonos de México (Telmex) se transformou, nesta quarta-feira, na segunda maior empresa na Bolsa de Madri por capitalizaçao, ao ingressar no mercado de valores latino-americanos (Latibex), cotado em euros.

A Telmex, com seus US$ 50 bilhoes (euros) de valor de mercado, é superada apenas pela Telefónica, a gigante espanhola das telecomunicaçoes, que tem grandes investimentos na América Latina.

``O Latibex é uma porta para outras bolsas européias', afirmou nesta quarta-feira o diretor de Finanças e Administraçao da companhia mexicana, Adolfo Cerezo, ao apresentar a cotaçao de sua empresa, cujas açoes entraram no Latibex ao preço de 3,40 euros. ``A Telmex tem uma história, nao somos uma promessa. Já nos conhecem na América Latina e agora esperamos nos tornar conhecidos também na Europa', afirmou Cerezo. A incorporaçao da empresa mexicana ao Latibex também permitirá que este mercado aumente sua capitalizaçao para 70 bilhoes de euros, cifra superior aos 15 bilhoes de euros que estavam avaliadas as seis empresas cotadas até agora no índice latino-americano.

A empresa mexicana nao planeja por enquanto conseguir novos sócios na Espanha, onde a Telmex participa do consórcio Firstmark, afirmou Cerezo.

A Telmex se transforma também, a partir desta quarta-feira, na primeira empresa de telecomunicaçoes cotada no Latibex, mercado que nasceu no dia 1º de dezembro de 1999 com as cotaçoes das empresas Aracruz Celulose (Brasil), BBV Probursa (México), Banco Francés (Argentina), Banco Río de la Plata (Argentina) e Banco Santander (Porto Rico). A elas se uniu, em fevereiro passado, a brasileira Companhia Vale do Rio Doce.

A Telmex tem uma expectativa de crescimento igual ou superior aos 9,6% registrados em 1999, ano em que suas vendas totalizaram 9,2 bilhoes de euros, disse Cerezo. A empresa, que já está cotada no México e em Wall Street, conta com mais de 11 milhoes de linhas, mais de cinco milhoes de clientes de telefonia móvel e 400 mil contas de acesso à Internet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;