Nacional Titulo
UNE pede boicote ao Enade neste domingo
Do Diário OnLine
10/11/2007 | 12:11
Compartilhar notícia


A UNE (União Nacional dos Estudantes) defende o boicote à quarta edição do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que será realizado neste domingo. A entidade afirma que a avaliação não é suficiente para analisar os cursos universitários do país.

Segundo o site da instituição, a UNE deve distribuir panfletos antes do início das provas com os dizeres "Enade, uma avaliação pela metade. Contra o ranqueamento das Insituições! Pela implementação do sistema completo de avaliação!". Cerca de 258 mil universitários de 15 áreas devem participar do exame neste ano, que ocorre em pelo menos 20 Estados do país.


A entidade pede que os universitários entrem nas salas, assinem as provas e não respondam as perguntas, colando um adesivo da campanha no questionário. Ela sugere que os alunos não faltem, pois eles podem ter dificuldades para retirar o diploma ao fim do curso.

Esta é a primeira vez que a UNE pede o boicote ao exame. Os estudantes pedem a implementação completa do Sinaes, que, segundo eles, avalia a educação superior através do desempenho dos alunos, avaliação dos cursos e das instituições de ensino e até a auto-avaliação. A entidade afirma que o Enade, isolado, só estimula a formação de rankings e serve como instrumento de marketing para as universidades.

Já o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) afirma que a organização também realiza cerca de 20 avaliações locais dos cursos e instituições por dia.


Informações sobre as instituições de ensino superior podem ser encontradas no Portal Sinaes (http://sinaes.inep.gov.br:8080/sinaes), lançado no fim do ano passado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;