Nacional Titulo
Trânsito continua violento
Do Diário do Grande ABC
16/09/2000 | 18:38
Compartilhar notícia


O Código de Trânsito Brasileiro, que completa três anos no dia 23 de setembro, propôs inovaçoes que nunca saíram do papel, fazendo com que o trânsito no país continue sendo um dos mais violentos do mundo. Esta é a opiniao do especialista em tráfego e diretor-superintendente do INST (nstituto Nacional de Segurança no Trânsito), Roberto Scaringella. "Enquanto o governo nao aplicar a lei com rigor, permanecerá entre os motoristas a sensaçao de impunidade", disse.

Para Scaringella, a falta de puniçao cria atitudes de risco que, por sua vez, contribuem para o crescimento dos acidentes. "Muito se falou sobre o aumento dos valores das multas, mas este é apenas um item do código; é preciso cuidar da formaçao do motorista, e isto nao está sendo feito", afirmou. O diretor do INST falou sobre segurança no trânsito no dia 12, em conferência na feira de transportes Intertraffic Latin America 2000, em Sao Paulo.

O problema nao é o código em si, que Scaringella considera "bom", mas sim a sua aplicaçao falha pelos órgaos de trânsito e pelo governo. "O dinheiro arrecadado nas multas teria de ser gasto em prevençao de acidentes e na formaçao do motorista, mas isso nao ocorre."

Mortes - De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, em 1999 morreram 32 mil pessoas em acidentes. O número oficial só contabiliza as mortes nas vias, isto é, nao há registro do que ocorre com as vítimas que vao para os hospitais.

Segundo o engenheiro do Departamento Estadual de Trânsito de Sao Paulo, Jurij Solski, o número real de mortes por ano pode ser duas vezes pior, chegando a 50 mil ou 60 mil. "É um Vietna por ano." Ele afirma que 280 mil pessoas perderam a vida em acidentes rodoviários no Brasil nos últimos 10 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;