Política Titulo
Deputado do PT quer investigação na Câmara sobre 'lista de Furnas'
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
09/02/2006 | 13:13
Compartilhar notícia


O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) vai encaminhar nesta quinta-feira à Mesa Diretora da Câmara um pedido de representação junto à Corregedoria da Casa para investigação da chamada 'lista de Furnas', que possuiria os nomes de 156 políticos – 72 deputados – e 12 partidos supostamente beneficiários de um esquema elaborado pelo ex-diretor de Planejamento e Engenharia, Dimas Toledo.

Segundo a assessoria de imprensa do deputado, Valverde modificou o texto inicial que apresentaria ao Conselho de Ética da Casa, limitando-o a um pedido de fiscalização da autenticidade da carta com os nomes.

A oposição vem sendo acusada de adiar a convocação do publicitário Duda Mendonça para depor na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Correios por causa do conteúdo dessa lista. A PF (Polícia Federal) já investiga a autenticidade da carta, cujo original ainda não foi encontrado.

A CGU (Controladoria-Geral da União), por outro lado, iniciou uma auditoria nos contratos da Furnas Centrais Elétricas com empresas privadas. A investigação tem como base justamente a lista de empresas que teriam doado recursos à estatal, supostamente assinada por Dimas Toledo.

A denúncia de 'caixa 2' na estatal surgiu no ano passado, durante as investigações sobre o suposto esquema de repasse de recursos do PT para parlamentares da base governista. Furnas estaria entre as estatais usadas para financiar campanhas políticas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;