Internacional Titulo
Novo presidente assume poder nesta sexta em Honduras
Da AFP
26/01/2006 | 18:42
Compartilhar notícia


O empresário Manuel Zelaya, 53 anos, assumirá nesta sexta-feira a Presidência de Honduras pelos próximos quatro anos. Ele tem a função de enfrentar os grandes desafios de uma das nações mais pobres da América.

Nascido em 20 de setembro de 1952, numa família de madeireiros e criadores de gado, o futuro presidente começou a estudar engenharia civil, mas preferiu se dedicar à agricultura e criação de gado nas terras de sua família.

Zelaya já foi presidente da Associação de Industriais de la Madera e diretor do Cohep (Conselho Hondurenho da Empresa Privada), entidade que reúne a cúpula do empresariado.

Ele é conhecido por sua obra no FIHS (Fundo de Investimentos de Honduras), durante o governo do ex-presidente Carlos Flores (1998-2002). Esta foi uma época difícil, em que o país foi devastado pelo furacão Mitch. Nesse período, o FIHS iniciou uma importante obra social, reconstruindo estradas, prédios, aquedutos e outras obras públicas, em um processo no qual as próprias comunidades, reunidas em assembléias, definiam suas prioridades.

Uma equipe ligada ao futuro presidente já vem trabalhando ativamente na elaboração de duas leis para colocar em prática o "poder cidadão" e "a transparência", que serão entregues ao Congresso para serem aprovadas nesta sexta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;