Economia Titulo
CAIO demite 320 funcionários
Do Diário do Grande ABC
18/06/1999 | 15:21
Compartilhar notícia


A Companhia Americana Industrial de Onibus (CAIO), que no mês passado voltou a produzir carrocerias de ônibus, depois de obter a concordata, demitiu, na última quarta-feira, 320 dos seus 1.200 empregados e a partir da próxima semana passará a trabalhar em jornada reduzida para os que ficaram. A fábrica funcionará somente de segunda a quinta-feira, até que haja o reaquecimento do mercado.

As demissoes e a reduçao de jornada decorrem da falta de pedidos, já que as empresas de ônibus sofrem grande crise e postergam a renovaçao de frota. No tamanho em que fica depois das providências restritivas, a CAIO deverá produzir 15 veículos por dia; no ano passado eram montados 25 carros/dia.

Maior empregadora de Botucatu, a fábrica de carrocerias foi alvo de movimentaçao local tanto de políticos como de trabalhadores, dispostos a salvá-la. Os demitidos sao da área administrativa e dos setores de moldagem de fibra-de-vidro, poltronas e janelas. A expectativa é que boa parte deles seja absorvida por outras empresas, de menor porte, que atuam como fornecedoras de peças para a CAIO. Há, inclusive, a promessa de readmissao se houver o reaquecimento de vendas.

Sem dinheiro para as verbas rescisórias, a empresa propôs pagá-las em 12 parcelas mensais, e os demitidos aceitaram. Em assembléia, concluíram que discutir a questao na justiça só retardaria os recebimentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;