Nacional Titulo
Deputado vai a Roraima investigar abuso sexual contra índias
Do Diário OnLine
Com Agências
08/02/2001 | 17:24
Compartilhar notícia


O presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Marcos Rolim (PT-RS), seguiu nesta quinta-feira a Roraima para investigar denúncias de abuso sexual contra índias. O parlamentar vai a uma aldeia a 80 km de Boa Vista, onde haverá uma assembléia indígena para discutir o assédio sexual de militares e garimpeiros contra as mulheres nativas da região.

As denúncias partiram do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que apurou casos de abuso sexual de índias ianomamis por militares do 4º Pelotão do Exército de Fronteira, na região de Surucucu (norte do Estado). Os índios alegam que os soldados mantêm relações promíscuas, aliciam e seduzem as índias em troca de alimentação e bebidas alcoólicas.

O número de doenças sexualmente transmissíveis tem aumentado nos últimos anos.

O deputado afirmou à Agência Câmara que a Comissão vai exigir respostas urgentes do Governo Federal que, atualmente, investe recursos na Operação Cobra, no projeto Calha Norte e na reativação do Sivam, ações militares que ampliam a presença de soldados nas terras indígenas situadas na região amazônica, principalmente em regiões de fronteira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;