Internacional Titulo
Ministro presbiteriano critica Bush por permitir uma execuçao
Do Diário do Grande ABC
14/07/2000 | 17:46
Compartilhar notícia


Um alto prelado da igreja presbiteriana, Joseph Garlic, criticou sexta-feira duramente o governador George W. Bush por permitir uma execuçao no Texas, quando o candidato presidencial republicano assistiu sexta-feira a uma reuniao em um centro presbiteriano durante sua campanha para apresentar-se como um ``conservador compassivo'.

As dúvidas que alguns ainda mantém em relaçao à culpabilidade do recém-executado Gary Graham ``justificavam que exibisse um pouco de compaixao e amor de um modo que nao havia mostrado antes', disse o reverendo Joseph Garlic a Bush, quando os dois se sentaram para conversar em um centro comunitário.

Garlic acrescentou que Bush ``perdeu a oportunidade de mostrar um pouco desta compaixao e um pouco deste novo espírito republicano do qual tem falado'.

Bush respondeu que ``o senhor e eu devemos ter pontos de vista contrários sobre a pena de morte'. O governador afirmou que a apóia, que crê que isso salva vidas e ressaltou que ``meu trabalho é sustentar a manutençao das leis de meu estado e isto foi o que fiz'. Bush disse também que ``esta nao foi uma decisao política para mim'.

"Com todo respeito, isso nao responde a minha pergunta', insistiu Garlic. O reverendo disse que Bush havia tomado uma decisao política quando permitiu a execuçao de Graham, que foi considerado culpado com base em um só testemunho. Graham era negro, assim como Garlic.

Ainda que o diálogo tenha sido agudo, também foi cortês, e os dois se deram a mao ao se despedir. Mais tarde, Garlic declarou que estava ``absolutamente insatisfeito' com a resposta de Bush.

Bush tem se esforçado sistematicamente por apresentar-se perante públicos usualmente distantes do Partido Republicano. Esta semana, ele esteve na convençao da principal organizaçao de pessoas de raça negra, a Associaçao Nacional para o Avanço da Gente de Côr (NAACP).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;