Internacional Titulo
ONU afirma ter provas de limpeza étnica
Do Diário do Grande ABC
24/05/1999 | 15:18
Compartilhar notícia


Uma missao exploratória da ONU, que acaba de passar três dias no Kosovo, viu ``suficientes provas' de limpeza étnica, indicou nesta segunda-feira à imprensa o chefe da missao, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.

Interrogado para saber se a missao havia observado sinais de limpeza étnica na província, Vieira de Mello respondeu: ``a resposta é infelizmente afirmativa'.

``Acho que vimos suficientes provas e ouvimos testemunhos amplamente suficientes para confirmar que houve uma tentativa de expulsar no interior (do Kosovo) e no exterior um número alarmante de civis', acrescentou.

``As destruiçoes, as casas incendiadas e o número de cidades e aldeias fantasmas' no Kosovo ``confirmam os depoimentos recolhidos das pessoas desabrigadas em Montenegro e dos refugiados na Albânia e na Macedônia', segundo Vieira de Mello, encarregado das questoes humanitárias na ONU.

A situaçao no Kosovo é ``pior do que tudo o que se pode imaginar neste tipo de conflito', assinalou.

A missao da ONU se encontrava nesta segunda-feira em Montenegro, terceira etapa de seu giro na Iugoslávia destinada a avaliar as necessidades do país em ajuda humanitária.

O chefe da missao mencionou os problemas que Montenegro enfrenta devido à recusa de Belgrado a autorizar a entrada de uma ajuda humanitária nesta república.

A missao dirigida por Vieira de Mello é a primeira a visitar a Iugoslávia desde o início dos bombardeios da Otan a 24 de março passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;