Nacional Titulo
Dois em cada três municípios são mais desiguais
02/10/2003 | 23:17
Compartilhar notícia


No país das desigualdades, o pequeno município de Barra do Choça, no interior da Bahia, é exemplo de igualdade. Com 41 mil habitantes e 41 anos de história, divide com a gaúcha Santa Maria do Herval o título de município mais equânime na distribuição de renda no Brasil.

Os resultados são mais expressivos ao se levar em conta que em dois de cada três municípios brasileiros aumentou a desigualdade de renda na década de 90. Mais grave: em 23 Estados o índice foi pior em 2000. As únicas exceções foram Roraima, onde caiu, e Rondônia, Rio Grande do Sul e Rio, onde se manteve estável. Já Jutaí (AM) é o município campeão de desigualdade.

Outras cidades que ganharam destaque nos números do Atlas foram São Félix do Tocantins (TO) e Jaboatão dos Guararapes (PE). Elas foram as campeãs de crescimento de IDH na década de 90 em seus respectivos grupos – cidades pequenas e médias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;