Política Titulo
Vereadores fazem propaganda na Câmara de Mauá
Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
25/04/2004 | 21:49
Compartilhar notícia


Em ano de eleição, os vereadores fazem de tudo para colocar o nome em evidência. Em Mauá, por exemplo, alguns gabinetes estão com adesivos e selos bem visíveis em portas e paredes – a maior parte colorida. A legislação eleitoral veda propaganda em órgãos públicos, com exceção das dependências do Poder Legislativo, cuja veiculação de propaganda fica a critério da Mesa Diretora por meio regulamentação. Em Mauá, isso ainda não ocorreu.

O diretor jurídico da Casa, Elvécio Firmino Batista, defendeu os vereadores. Ele acha que os adesivos não caracterizam propaganda antecipada e afirmou que a Câmara ainda não fez a regulamentação da propaganda, porque o período eleitoral ainda não começou.

No gabinete da presidência, o Diário flagrou um adesivo com os seguintes dizeres: Antonio Carlos. Mauá levado a sério. Antonio Carlos de Lima é o pré-candidato a prefeito do PL. O presidente da Câmara e também do PL, Diniz Lopes (PL), disse que não sabe quem colocou o adesivo, mas disse que já foi retirado. “Ficou ali (gabinete) uns dois dias. Não sei quem colocou, mas não vejo problema. Não quer dizer que é propaganda”, afirmou.

Os gabinetes dos vereadores do PSDB também têm adesivos nas cores amarela e azul contendo o desenho de um tucano e o número do partido – 45. No gabinete de Carlos Alberto Polisel, ainda há o seu nome. Ele não considera o fato uma propaganda. “Trata-se do partido que sou filiado. Isso é fidelidade partidária”, alegou.

O outro tucano Lourival Lolô Fargiani disse que vai estudar a legislação e se perceber que é um erro vai retirar os adesivos. “Eu entendo que isso não seja propaganda, mas se tiver em desacordo vou retirar”, afirmou. Lolô usa em seu carro um adesivo com o slogan Lolô a serviço da comunidade. “Independente da época, sempre uso esse slogan”, afirmou.

Jeitinho – Na porta do gabinete de Admir Jacomussi, presidente do PPS e pré-candidato a prefeito, há um adesivo verde e preto com o seu nome e logo acima um outro contendo o número 23 e a frase File-se no PPS. “Tomei o cuidado de fazer um adesivo separado do partido. O que não se pode fazer é pichar muros e estou cumprindo o que diz a legislação”, afirmou.

Nos gabinetes de Claudete Porto e Terezinha Luiz Ferreira, a Teka, ambas pedetistas, há adesivos também destacando os seus respectivos nomes, mas somente no de Claudete faz referência ao partido. “Estou apenas identificando que sou vereadora do PDT”, disse Claudete.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;