Diarinho Titulo
Detonadores de Guitar Hero
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
17/01/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


Você sabe quem é Eddie Van Halen, Joe Satriani, Slash, Gene Simmons, Jimi Hendrix? Já ouviu falar em Kiss, Avenged Sevenfold, Slipknot, Metallica, Beastie Boys, Nirvana?
Se você nasceu a partir de 1990, não deve saber muito. Mas quem já se aventurou nas músicas desses artistas e bandas nos games Guitar Hero e Rock Band passou a curtir o som desses e de outros dinossauros do rock.

"Parece que a geração de hoje está sem raízes na música. Não se importa em saber de onde veio a banda que curte. Por isso, acho válido eles aprenderam quem é quem no rock por causa do game", afirma Patrick Laplan, músico e produtor musical. Até os Beatles já foram homenageados no Rock Band. Para ele, ninguém vai sair tocando instrumento musical depois do jogar, mas é possível que role uma vontade de aprender, fazer aula. "Tudo o que estimula a arte é bacana."

Kiss é o grupo favorito de Yuri Pereira, 12 anos. Seu primo, Kauê Pereira, 14, prefere Slipknot. Os feras no Guitar Hero são de São Bernardo e aprenderam a tocar músicas dessas duas bandas que nunca tinham ouvido falar. "Mudei de estilo musical por causa do jogo. Hoje curto rock, antigo", diz Kauê.

Eles também têm a versão do jogo para celular e compraram em conjunto o controle em forma de guitarra e curtem fazer batalhas com os amigos. "Adoro desafios, mas ainda não consigo jogar no expert (último nível de dificuldade) na guitarra", diz Yuri. Para Kauê, a música mais difícil do game é Barracuda, da Heart. "É rápido demais."

DOIS GAMES
Desenvolvido pela Activision em 2005, o Guitar Hero foi o primeiro game do estilo. Já está na quinta edição. As versões 4 e 5 contam com os instrumentos de uma banda completa.

Produzido pela Harmonix, em parceria com MTV Games e Eletronic Arts em 2007, Rock Band está na versão 2. Ambos são compatíveis para PlayStation 2 e 3, Wii e X-box 360.

 

Ninguém é melhor do que ele

Fábio Jardim, 14 anos, de São Paulo, voltou da China com uma medalha no peito e US$ 7.000 no bolso. Ele venceu o World Cyber Games, campeonato no qual são definidos os melhores do mundo em jogos como Counter Strike, Fifa e, claro, Guitar Hero.

Fábio derrotou outros 22 adversários e venceu o norte-americano Michael Najman, seis anos mais velho, nas batalhas das guitarras no X-Box. "Não sei como ganhei, todos eram bons", diz.

Modesto, Fábio conta que nem gostava do jogo quando tudo começou, curtia mais GTA. "Meu irmão tinha e eu comecei a brincar. Acabei gostando de rock e metal e subi logo para expert", fala o garoto, que antes só ouvia black music e grupos de hip hop. "Eminen era meu ídolo, hoje é Avenged Sevenfold."

Por causa do game, Fábio até tentou aprender a tocar guitarra, mas teve dificuldade. "É diferente, não tem nada a ver. Eu curto bateria." Enquanto espera o campeonato pan-americano ainda neste ano, no Canadá ou México, o campeão mundial planeja montar uma banda, no videogame claro. "Eu já tenho dois guitarristas, meu irmão no vocal e eu na bateria."

 

 Menina também curte

Quase um terço dos jogadores do game musical são mulheres, segundo Dan Rosenweig, produtor do Guitar Hero. Ele acrescenta que as mulheres curtem músicas e artistas mais variados, e a empresa vai pensar mais nelas.

Nathalia Machado, 15 anos, de São Caetano, faz parte desse contingente. Sempre que pode, a garota aperta os botões da sua guitarra. "Gosto desse jogo porque não é violento como os outros de meninos." Ela virou fã das bandas Guns N'' Roses e Aerosmith.

 

 Recorde de 100% no Guitar III

Se alcançar os 840.647 pontos na música Through the Fire and Flames, em Guitar Hero III: Legends of Rock, com 97% de aproveitamento no nível expert e 1.107 acertos seguidos já é quase impossível, completar 100% é histórico.

O americano Chris Chike conseguiu as duas marcas, sendo que a primeira aconteceu durante feira de games nos Estados Unidos e entrou no Livro dos Recordes de 2008. Ele não desistiu enquanto não zerou, fato que ocorreu alguns meses depois: acertou 3.722 notas seguidas. O vídeo é sensação no YouTube.


O QUE VAI BOMBAR EM 2010

Confira outros games que prometem:

God of War III: Previsto para março. Kratos terá novas armas e objetivos a cumprir.

Super Mario Galaxy 2: É o próximo jogo em 3D do Wii. Ainda não há data de lançamento.

Final Fantasy XIII: Em abril, os fãs de RPG finalmente serão recompensados com a novidade da Square Enix.

Avatar, The Game: Já está à venda. Leva o jogador ao coração de Pandora, o planeta que deixa todo mundo de boca aberta no filme em cartaz nos cinemas




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;