Nacional Titulo
Bombeiros ainda procuram homens soterrados no desabamento de prédio
Do Diário OnLine
Com Agências
16/10/2004 | 14:10
Compartilhar notícia


Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram retirar neste sábado, com a ajuda de uma escavadeira, a caixa d’água de cerca de 40 toneladas do edifício que desmoronou, nesta quinta-feira, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife (PE). Ela atrapalhava a ação dos bombeiros, que ainda tentam resgatar três pessoas soterradas nos escombros.

Continuam desaparecidos o bombeiro Alcebíades Júnior, 38 anos, contratado para prestar serviço de segurança ao condomínio e dois funcionários da empresa Jatobeton Engenharia, que faziam reparos na estrutura do prédio, Ivanildo Martins, conhecido como “Pé de Pano” e Cícero Júnior, ambos com 21 anos. O corpo do porteiro Antônio Félix dos Santos, 38, foi encontrado na manhã desta sexta.

Um estudo para identificar as causas do desabamento será iniciado logo após a remoção dos entulhos. O trabalho vai ser feito por representantes do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), Comissão de Defesa Civil, Codecipe, universidades, bombeiros e prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

O engenheiro Márcio Aguiar, da Jatobeton, suspeita que o desabamento tenha sido causado pelo vazamento da caixa d’água, localizada no subsolo, que teria atingido a base de sustentação do pilotis.

O prédio tinha 12 andares e 24 apartamentos, com valor estimado em R$ 200 mil cada. Os cerca de 150 moradores já tinham desocupado o local por medida de precaução, após serem ouvidos estalos na estrutura. A maioria das famílias perdeu tudo. Um prédio vizinho teve sua estrutura abalada com o desabamento e os moradores também tiveram que deixar os apartamentos.

O seguro predial não vai cobrir os prejuízos. Segundo a Agência Brasil, uma comissão de moradores se reunirá neste sábado com a administradora do prédio para definir os procedimentos jurídicos a serem adotados.

O edifício Areia Branca foi o quinto a cair na região metropolitana do Recife nos últimos sete anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;