Internacional Titulo
Ministro da Defesa colombiana renuncia
Do Diário do Grande ABC
26/05/1999 | 17:19
Compartilhar notícia


Após uma longa série de divergências com um colega de gabinete, o ministro da Defesa Rodrigo Lloreda renunciou nesta quarta, depois de se opor a uma possível vigência por tempo indeterminado da chamada ``zona de distensao', ou sem força pública, onde governo e guerrilha mantêm conversaçoes de paz.

A renúncia foi anunciada pelo próprio Lloreda em comunicado que leu no ministério. ``Infelizmente, pude comprovar que minha percepçao sobre as ameaças que o país enfrenta e que o manejo do atual processo de paz diferem das que tem o governo', disse o ministro demissionário ao ler sua carta de demissao ao presidente Andrés Pastrana.

Lloreda disse que tentara se comunicar nesta terça, pelo telefone, com o presidente Pastrana para transmitir-lhe sua decisao, mas seus secretários disseram que ele estava ocupado.

``Minha renúncia faz parte de um grande debate nacional', acrescentou Lloreda, observando que no país há preocupaçoes sobre a maneira como estao avançando as gestoes de paz com a guerrilha. ``Há quem pense no país, muita gente acha que houve concessoes demais por parte do governo e que nao há suficientes demonstraçoes ou gestos de paz por parte de alguns dos grupos rebeldes', disse.

Lloreda, de 56 anos, é o segundo ministro que apresenta demissao depois da saída, em 8 de maio, do ministro da Justiça Parmenio Cuellar. Os dois entraram para o governo em agosto de 1988, quando Pastrana tomou posse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;