Economia Titulo
Prefeitura multa Fiat por causa de feirão
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
15/06/2008 | 07:15
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Prefeitura de São Bernardo vai autuar a Fiat por ter desrespeitado a ordem de embargo do Feirão de Fábrica, que acontece no estacionamento do Hipermercado Carrefour da Avenida Senador Vergueiro, 2.100. A proibição ocorreu no final da tarde de sexta-feira, porque a montadora não cumpriu os prazos legais para entrega dos documentos exigidos para a realização de eventos dessa natureza na cidade. O valor da multa não foi informado até o fechamento desta edição.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o feirão só não foi fechado porque isso implicaria a lacração dos portões de entrada do hipermercado, que não pode ser penalizado pela falha cometida pelos organizadores. Um dia antes, porém, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Longo, afirmou que se "eles tentarem realizar a feira, seremos obrigados a lacrar o local".

Todo o problema gira em torno do não-cumprimento, por parte da Fiat, da lei municipal 5.648, de 2007, que estabelece regras para a realização de atividades esporádicas na cidade.
A empresa teria ultrapassado bastante o prazo legal para entrega da documentação e prejudicado a análise de viabilidade em tempo hábil. Segundo Longo, também foram detectados problemas nas certidões negativas que acusam débito nas esferas federal e estadual.

A reportagem do Diário esteve no Carrefour no início da tarde de ontem e verificou que o evento transcorria dentro da normalidade. Não havia fiscais e um funcionário da Paulimar, uma das concessionárias participantes, afirmou que a documentação exigida havia sido entregue no finalzinho da tarde de sexta-feira.

"Está tudo tranqüilo. Fiscais da Prefeitura estiveram aqui ontem (sexta), mas não falaram em proibir nada. A documentação exigida foi entregue e o evento, até onde sei, foi autorizado", disse.

O responsável pela realização do feirão - um representante da Fiat de nome Luís - não foi localizado no evento na tarde de ontem.

O profissional da concessionária tentou localizar também outra funcionária da montadora, de nome Silvana, que estaria encarregada da documentação para a realização do feirão, sem sucesso. A profissional não estava no local, nem ligou para os números deixados pelo Diário para que entrasse em contato.

CONSUMO - Alheios aos acontecimentos, consumidores ocupavam quase a totalidade das mesas distribuídas em uma tenda, montada numa área do estacionamento do Carrefour, para discutir condições de venda oferecidas durante o evento. Como ocorre nesse tipo de evento, o consumidor tinha a oportunidade de realizar um test-drive no carro desejado, enquanto barracas distribuíam gratuitamente, aos potenciais compradores, saquinhos de pipoca, água mineral, suco e café.

Visto de fora, o feirão mostrava-se um evento de pequenas proporções e com um número limitado de consumidores.

O feirão é organizado pela Fiat em parceria com três concessionárias da marca: Paulimar, Itavema e Sinal.

Conforme os funcionários das concessionárias, a expectativa é vender até 200 veículos durante o evento, que será realizado também hoje, até as 20h, mesmo com a decisão da Prefeitura de autuar os organizadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;