Economia Titulo
Comércios recrutam Papais Noéis
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
28/09/2008 | 07:21
Compartilhar notícia
DGABC


Barba branca, barriga grande, gorro vermelho, botas pretas, barulho do sino e o famoso ‘ho ho ho'. Figura que faz crianças do mundo todo fantasiarem no Natal, o Papai Noel também encanta e dá empregos aos adultos.

Há 41 anos Silvio Ribeiro, 59, é Papai Noel profissional e além de encarnar o papel do bom velhinho todo ano, ele também ministra cursos de capacitação para propagar a ‘profissão'. "Como o Papai Noel é presença confirmada no Natal, resolvi disseminar meus conhecimentos e ministrar aulas dando dicas de como ser uma figura amada pelas crianças", conta Silvio.

Durante dez meses do ano Silvio trabalha como professor particular de informática. "Na verdade eu sou o Papai Noel que é professor, não o professor que é Papai Noel", brinca.

Como o personagem passou a fazer parte da vida de Silvio, ele resolveu montar uma agência, - Claus - que é responsável por recrutar figuras natalinas para empresas e shoppings, por exemplo. "Eu ajudo na seleção e dou o treinamento", explica Silvio.

A seleção acontece nos Centros Públicos de Emprego de São Paulo e para ser um bom representante do bom velhinho os candidatos devem atender alguns requisitos. "Quem almeja ser Papai Noel precisa ter mais de 40 anos, ser gordinho, e ter disponibilidade total de horário nos meses de novembro e dezembro. Além disso, deve ser carismático, comunicativo e, o mais importante, gostar de crianças", explica o Papai Noel profissional.

Os candidatos não precisam ter barba branca natural, já que a barba artificial proporciona um bom efeito. Mas quem cultiva o apetrecho típico ganha preferência na hora da seleção.

Mamãe Noel e Noelete - ajudante do bom velhinho - também são figuras natalinas em evidência. "A Mamãe Noel precisa ser gordinha, ter cabelo brancos e mais de 40 anos. Já a Noelete deve ser jovem e ter boa aparência", diz Silvio.

Valores - Quem arremata uma vaga de Papai Noel pode faturar um bom dinheiro no final do ano. "São inúmeros estabelecimentos que recrutam profissionais. No shopping, por exemplo, um Papai Noel ganha cerca de R$ 800 mensais, por cinco horasde trabalho diário.

A Mamãe Noel e a Noelete faturam cerca de R$ 500 mensais. "Estes valores podem mudar conforme o contratante", explica Silvio, que apesar de ser empresário, ainda atua como Papai Noel. "Eu ainda faço alguns eventos e enquanto tiver vivo não deixarei de ser o Papai Noel", finaliza.

Os interessados em tentar uma vaga podem conseguir informações pelo telefone 3214-6635.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;