Fechar
Publicidade

Sábado, 21 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Deficit policial


Do Diário do Grande ABC

29/10/2020 | 00:12


O número impressiona. Faltam, de acordo com levantamento de sindicato da categoria, 761 policiais civis para completar os quadros da corporação no Grande ABC. São delegados, escrivães, investigadores, agentes policiais e de telecomunicações, papiloscopistas e auxiliares de papiloscopista. Pelos parâmetros de segurança do Estado, a região deveria contar com 1.948 profissionais, mas emprega atualmente 1.187. Com tamanho deficit, não há como garantir a eficiência dos serviços. Ante a inanição do governo paulista, que tem a obrigação constitucional de repor os recursos humanos, a conta acaba sendo paga pela sociedade.

Especialista em segurança, a consultora Regina Jasinowodolinski diz que a deficiência de agentes impacta duramente o trabalho de investigação, já que há propensão em deslocar os policiais existentes para os serviços imediatos, como a elaboração de boletins de ocorrência. Com isso, resta prejudicada a atuação de Polícia Judiciária, tarefas elementares na apuração das circunstâncias e autoria de crimes. A sensação de impunidade que vigora no Brasil, como se vê, não é à toa.

Além da falta de homens, a corporação sofre, ainda, com outros problemas graves no Grande ABC, como aponta o Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo). A lista inclui equipamentos obsoletos, viaturas sem manutenção e falta de conservação das delegacias. Vê-se que não há exagero quando se comparam policiais civis a heróis.

A população do Grande ABC só não fica totalmente à mercê da criminalidade graças à dedicação dos agentes e do comando da Polícia Civil, que se sacrificam para suprir a deficiência de pessoal. Em vez de gastar energia na briga política com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que em nada contribui para melhorar a segurança pública do Estado, o governador João Doria (PSDB) deveria canalizar sua vitalidade em busca de alternativas capazes de completar os quadros das delegacias espalhadas nas sete cidades. A população regional, não tenha o tucano a menor dúvida, ficaria eternamente agradecida.
 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;