Automóveis Titulo
Empresa propõe o painel do futuro
Da HP Press
02/12/2003 | 21:52
Compartilhar notícia


Muitas empresas, como a Siemens VDO Automotive trabalham buscando inovações tecnológicas e no desenvolvimento de componentes para grande parte das montadoras instaladas no país. Um dos mais recentes exemplos disso é o Pure Vision 2.0, um cockpit-conceito composto por recursos de última geração.

O elemento central do Pure Vision 2.0 é um display de 10 polegadas, instalado no centro do sistema, junto a um controlador, um botão de controle rotativo que funciona como uma central de operações pela qual a maioria das funções disponíveis são selecionadas.

Praticamente todas as funções de conforto podem ser selecionadas pelo controlador, desde o ar-condicionado até navegação e sistemas de multimídia. Com projeção traseira de imagens no display, ganha-se mais espaço e criam-se novas possibilidades de design, já que permite que o monitor possa ser adaptado à superfície do cockpit, sem que as imagens sejam distorcidas.

O cockpit-conceito da Siemens VDO também contribui para a redução no peso do veículo, na medida em que o alto nível de integração exige a utilização de menos fios condutores, os quais são fixados diretamente no plástico expandido. Este conceito "no-wire" elimina a necessidade de isolamento dos cabos condutores, diminuindo o peso.

Além do cockpit-conceito, a empresa também já desenvolveu painéis de instrumentos de última geração, utilizados em veículos topo de linha de marcas como BMW, Mercedes-Benz, Alfa Romeo, Porsche e Audi. Destaque, neste caso, para o painel de instrumentos do Audi A8, que conta com Multi Media Interface (MMI), sofisticado sistema digital que torna o Audi A8 um dos automóveis mais avançados tecnologicamente hoje disponíveis no mercado. Projetado para literalmente revolucionar a relação entre máquina e condutor, o sistema permite ao motorista interagir com o automóvel por meio de uma tela digital de sete polegadas, escamoteável, ergonomicamente posicionada no centro do painel.

Por meio de comandos posicionados no console central, o condutor pode, entre outras coisas, controlar a altura da suspensão, verificar a pressão dos pneus, assistir TV, configurar a iluminação interna e externa do veículo, controlar o funcionamento do sistema de auxílio às manobras, verificar a condição de carga da bateria e discar ou receber chamadas telefônicas, entre outros. Tudo muito fácil e prático depois que os diversos controles são memorizados pelo motorista, é claro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;