Internacional Titulo
Papa fala para jovens sobre paz, justiça e perdao
Do Diário do Grande ABC
18/08/2000 | 15:45
Compartilhar notícia


O Papa Joao Paulo II responderá este sábado a perguntas dos jovens católicos sobre paz, pena de morte, justiça e perdao, durante as comemoraçoes do XV Dia Mundial da Juventude.

O responsável pelo evento explicou que as perguntas serao feitas por intermédio de quatro testemunhas e resumirao os problemas mais comuns entre jovens fiéis em todo o mundo.  ``Já superamos a marca de um milhao de jovens. Eles continuam chegando em grandes quantidades. Nao é uma ousadia pensar que virao dois milhoes de pessoas para o encerramento', afirmou Cesare Nosiglia.

Joao Paulo II chegará sábado, pouco antes das 20h locais (15h de Brasília), no imenso campus universitário de Tor Vergata, na periferia da capital italiana, cuja dimensao de 350 hectares permite a presença de três milhoes de pessoas.

Esta madrugada, depois da Via-Crúcis ao redor do Coliseu, milhares de jovens se prepararao para uma caminhada de cerca de quatro horas pelos 10 quilômetros que separam o Centro de Roma de Tor Vergata, onde passarao a noite de sábado e parte do domingo.

Espetáculos de música e dança, somados a debates e reunioes sobre temas atuais entreterao os jovens católicos, cujos principais inimigos serao o sol e o calor. A meteorologia anuncia o fim de semana mais quente do ano, com temperaturas ultrapassando os 30 graus e umidade de 90%.

O diálogo dos jovens com o chefe da Igreja Católica será o momento mais emocionante e sugestivo das comemoraçoes. Quatro ``testemunhas' foram escolhidas para transmitir ao Papa as dúvidas daqueles dois milhoes de pessoas que estarao representando os jovens católicos do mundo. 

Durante a liturgia, Joao Paulo II entregará a cinco jovens dos cinco continentes uma cópia do Evangelho segundo Sao Marcos. Após suas palavras, o Papa acenderá uma vela, gesto que será copiado pela multidao. Quatro jovens oferecerao seu testemunho de fé e compromisso: uma noviça de Ruanda pertencente à ordem de Madre Teresa, um casal de filipinos, um seminarista romano e um missionário leigo argentino.

Do palco de 160 metros de comprimento por 50 de largura, o Papa se dirigirá aos presentes, por volta das 19h30min locais. Ele será assistido por um grupo de 650 jovens, pelos integrantes de um coro e por uma orquestra religiosa. Joao Paulo II estará com os jovens por pelo menos três horas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;