Economia Titulo
Ministra colombiana critica globalizaçao
Do Diário do Grande ABC
07/05/2000 | 18:33
Compartilhar notícia


A ministra de Relaçoes Exteriores e Comércio da Colômbia, Marta Lucia Ramirez, 42 anos, pode ser considerada a musa da Cúpula Mercosul do Fórum Econômico Mundial. É loira, alta e bonita. Mas chamou atençao principalmente por seu curioso discurso com críticas à globalizaçao e, contraditoriamente, a quem como ela condena as injustiças neste processo.

"Nao entendo porque os americanos e europeus das organizaçoes nao-governamentais protestam tanto se foram eles os únicos beneficiados até agora pelo atual modelo econômico", afirmou.

A ministra, que é economista e está no governo há dois anos, criticou o fato de os países desenvolvidos terem se preocupado em emprestar dinheiro aos países pobres a taxas de juros elevadas sem dar igual atençao aos programas educacionais da América Latina.

Apesar de ter chamado atençao dos participantes do Fórum, a ministra disse que a beleza nao é fundamental. "O importante é ser reconhecida pelas idéias", disse.

Marta é casada, tem dois filhos e afirmou já ter se acostumado às viagens. Ela esteve em Davos, na Suíça, e na cidade americana de Seattle. A ministra colombiana disse ainda lamentar que a imagem de seu país hoje esteja associada apenas à guerra contra o narcotráfico. "Lutamos em fóruns como este para que o povo latinoamericano tenha realmente acesso aos benefícios do crescimento econômico mundial."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;