Internacional Titulo
Lagos da India estao contaminados com ácido
Do Diário do Grande ABC
12/11/1999 | 15:15
Compartilhar notícia


O ciclone que matou pelo menos 9.388 pessoas na India parece ter afetado uma fábrica de fertilizantes na maior cidade portuária do país, uma vez que um ácido utilizado na unidade teria contaminado os lagos artificiais onde se banham os moradores da aldeia.

"Nossos funcionários locais informaram que as pessoas sofreram terríveis queimaduras e que a situaçao vai de mal a pior", disse um voluntário que utiliza apenas o nome de Jagadananda. "Há ácido na água", disse, após organizar a entrega de ajuda de emergência perto da fábrica de fertilizantes Paradwip Phosphates, 30 quilômetros a leste da capital, Bhubaneswar.

Na semana passada, houve informaçoes nao confirmadas de vazamento de amoníaco na fábrica de Paradwip, a maior cidade portuária indiana, que no dia 29 de outubro foi castigada durante oito horas pelo ciclone.

O Exército enviou geradores de energia elétrica de emergência para a fábrica, a fim de evitar outros vazamentos. O presidente da fábrica nao respondeu a vários pedidos da imprensa para se pronunciar a respeito. "A água dos reservatórios está preta e as pessoas que a utilizam ficam queimadas", disse Mohammad Amin, voluntário das equipes de ajuda. Ele acrescentou que foram colhidas amostras da água dos lagos para serem submetidas a análises químicas.

Um funcionário na sede de controle, em Jagatsinghpur, uma das áreas mais afetadas pelo ciclone, disse que o número confirmado de mortes é de 9.388 e que outros 1.732 cadáveres foram encontrados nesta sexta-feira em uma cidade próxima, Ersama, 300 quilômetros ao sul de Calcutá. Os voluntários estrangeiros calculam que o total de mortos pelo ciclone passará de 10 mil.

Centenas de vacas e outros animais domésticos também morreram e seus restos em descomposiçao contaminam a água utilizada para beber pelos moradores da regiao. Embora nao haja informaçoes sobre surtos de epidemias, os médicos diagnosticaram vários casos de diarréia e gastroenterite.

Milhoes de moradores da regiao perderam suas plantaçoes de arroz e cana-de-açúcar, suas casas e seu gado. Funcionários disseram que a produçao agrícola do estado poderá ficar reduzida à metade como resultado do ciclone, e que a produçao industrial também será afetada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;