Internacional Titulo
Pesquisa aponta dificuldade de criança obesa se controlar
Da AP
16/10/2003 | 21:45
Compartilhar notícia


Crianças obesas parecem ser mais insaciáveis diante de fast food, segundo uma pesquisa americana. Elas se enchem de comidas nada saudáveis mais avidamente que os adolescentes de peso normal, e estão menos preparadas para compensar o excesso, comendo moderadamente no resto do dia.

A pesquisa, apresentada no encontro anual da Associação Norte-Americana para Estudo da Obesidade, buscou encontrar a ligação que especialistas suspeitam existir entre fast food e os assustadores índices de obesidade nos EUA, que agora atinge um entre cada dez crianças e adolescentes americanos.

"Todo mundo está comendo fast food em todos os grupos sócio-econômicos", diz David Ludwig, especialista em obesidade infantil. "Mas se todos estão comendo, por que certas pessoas permanecem magras?", indaga. Sua equipe, do Children's Hospital, de Boston, procurou a resposta mediante uma experiência com voluntários – 26 crianças obesas e 28 de peso normal.

"Coma mais ou menos o que gostaria, até que se sinta saciado" foi proposto às crianças. "Há muita comida disponível e você pode comer quanto quiser." Cada uma começou com um lanche de nugget de frango, batatas fritas, coca-cola e doces, que somavam 2,1 mil calorias. E comeram tudo. Gordas ou magras, as crianças devoraram a comida.

"Eles consumiram mais da metade das calorias que necessitavam para o dia inteiro em cerca de 20 minutos", diz Ludwig. Mas, no fim, os garotos obesos comeram mais. Eles absorveram 67% de suas calorias diárias de uma vez, enquanto os de peso normal ficaram com 57%.

Depois os pesquisadores conferiram quantos adolescentes comeriam mais tarde por conta própria. No dia em que comeram fast food, os garotos obesos consumiram 400 calorias a mais do que ingeriam em casa. Os magros, ao contrário, mantiveram o total de calorias a que estavam acostumados, com ou sem fast food.

Os pesquisadores concluíram que as crianças acima do peso são mais suscetíveis a engordar porque não têm – ou perderam – o mecanismo de compensação que as faria reduzir a alimentação após uma festa no McDonald's.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;