Internacional Titulo
Médico diz que saúde de Yeltsin é excelente
Do Diário do Grande ABC
23/04/1999 | 17:56
Compartilhar notícia


A saúde do presidente Boris Yeltsin é tao boa que ele poderia concorrer a um terceiro mandato, se a Constituiçao permitisse, e estaria fingindo algumas doenças para enganar os adversários, disse o chefe da equipe médica que o assiste, em entrevista nesta sexta-feira publicada pelo Komsomolskaya Pravda.

O estado de saúde de Yeltsin ``permite que volte a apresentar sua candidatura no ano 2000', disse o médico Serguei Mironov. As declaraçoes de chefe da equipe que trata do presidente, e seu confidente há muitos anos, parecem dirigidas aos comunistas e outros doutrinários da Câmara Baixa do Parlamento, a Duma, segundo os quais Yeltsin está doente demais para governar, motivo pelo qual pretendem realizar um debate em meados de maio sobre sua impugnaçao.

Mironov advertiu aos rivais políticos de Yeltsin que nao o descartem prematuramente e até sugeriu que o presidente pode ter simulado algumas de suas enfermidades para confundir seus oponentes.

Nos últimos anos, Yeltsin teve que ser hospitalizado várias vezes devido a uma série de doenças, desde ataques cardíacos a uma pneumonia e um úlcera. E, ante o enfraquecimento de seu controle, seus rivais políticos intensificaram seus esforços para destituí-lo.

Mironov tentou minimizar a importância dos ataques cardíacos que levaram Yeltsin a fazer, em 1996, um implante de cinco pontes coronarianas, mas se mostrou preocupado com as recentes doenças respiratórias, que podem causar ``falta de sono e, às vezes, incapacidade de concentraçao', como observou.

Mas, apesar desses problemas e de sua recente internaçao por causa de uma úlcera hemorrágica, Yeltsin, aos 68 anos, continua vigoroso, disse Mironov. ``Alguns dias, ele trabalha até 12 horas... e quatro ou cinco horas de descanso lhe bastam, embora consideremos que deveria dormir mais', acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;