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Civic vence longe o Sentra
André Gomide
Da Hp Press
27/04/2005 | 21:06
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O segmento dos médios compactos, onde estão posicionados o Honda Civic e o recém chegado Nissan Sentra, é dos mais concorridos em todo o mundo. No Brasil, embora a batalha do modelo Honda seja travada com mais intensidade com outro "japonês", o Toyota Corolla, o mercado ganhou a presença desse "intrometido" que veio com a clara intenção de pegar uma carona no sucesso dos conterrâneos. Mas as pretensões de vendas do Sentra também acanhadas, assim como o é seu design pouco sedutor. A Nissan projeta para esse ano um volume de 700 unidades enquanto seus concorrentes estão na casa dos quase trinta mil. Neste comparativo, ambos revelam suas características, onde o Honda Civic mostra estar mais bem preparado para argumentar e ganhar a preferência do consumidor. Além de ter um pacote bem mais atual, o modelo Honda supera de longe o Nissan Sentra na relação de custo benefício.

Posicionados um ao lado do outro, a diferença mais gritante que salta aos olhos é o design. O Honda Civic pode não ser o supra sumo da criatividade e sedução mas seguramente está anos luz à frente desse Nissan mexicano. Apresentando traços cansados, o Sentra passa a impressão de ser um modelo que parou no tempo. Não é muito agradável na sua aparência mas a traseira consegue superar a parte frontal em feiúra. Sem procurar muito em arquivos passados, pode-se dizer que seu design está muito próximo da penúltima geração do Toyota Corolla ou de modelos coreano, como o Kia Sephia.

Na prática, as diferenças começam a aparecer no simples ato de abrir e fechar as portas. De construção nacional, o Honda Civic se apresenta de forma mais consistente do que o Nissan Sentra, importado do México. Pode parecer exagero mas isso faz muita diferença quando se está com os dois lado a lado. Por falar em lado a lado, os preços estão bem parelhos, o que torna o comparativo ainda mais interessante. Com câmbio automático, o médio compacto da Nissan, o Sentra GXE, tem preço sugerido de R$ 58 mil, enquanto o corresponde da Honda, o Civic LXL, começa com R$ 55.880,00 (câmbio mecânico) e chega aos R$ 59.885,00 com o sistema automático.

Em termos de tecnologia aplicada o modelo Honda também abre certa vantagem. A mais aparente delas está exatamente no motor. Enquanto a Honda acaba de adotar o motor de geração VTEC em seu seda compacto, a Nissan optou por trazer ao Brasil o motor de geração anterior. Em termos reais isso significa mais cavalos potência por cada litro correspondente. Enquanto o Honda Civic esbanja 130 cv em seu quatro cilindros e 1,7 litro, o Nissan Senta apresenta apenas 115 cv em seu 1,8 litro. Outro detalhe importante é que a construção do motor da Honda é todo em alumínio enquanto o do Nissan ainda usa bloco de ferro fundido.

A grande diferença tecnológica na comparação dos propulsores está no sistema VTEC usado do modelo Honda que permite variação do comando de válvulas permitindo que o motor tenha melhor adequação para cada nível de rotação em que está operando. Assim, o 1.8 litro do Sentra gera sua potência máxima aos 5.600 rpm enquanto no Honda a "esticada" vai até os 6.300 rpm. No momento de gerar força, algo que está relacionado principalmente à cilindrada do motor, o sistema VTEC do Civic consegue anular a vantagem do Sentra que tem o pulmão um pouco maior. Ambos geram 15,8 mkgf, com a diferença que no Sentra o pico aparece em regime de rotação um pouco mais baixa (4.400 rpm) do que no Civic (4.800 rpm).

Outro ponto que denuncia a idade dos projetos vem da plataforma. Embora tenha dimensões externas maiores (mede 4.51 m do Sentra e 4.45 m do Civic), o Sentra tem entre eixos menor (2,53 m contra 2,62 m), o que significa espaço mais amplo na cabine para os passageiros, principalmente porque o Civic também pé ligeiramente mais largo. E quando tudo indicava que o Sentra teria mais espaço no porta-malas por ser maior, o Civic arranca mais um argumento importante neste segmento. O porta malas acomoda 402 litros de bagagem enquanto o Nissan Sentra leva 328 litros apenas. Na capacidade do tanque de combustível, o que determina a autonomia do veículo, empatam com 50 litros.

O maior comprimento aparece principalmente no peso em ordem de marcha dos veículos. O Sentra, com 1.531 quilos, leva 360 quilos a mais que o Civic, que pesa 1.170 kg, ou seja, o modelo Nissan sai para a viagem já carregando uma família de cinco pessoas se levar em conta um peso de 70 quilos por pessoa. Todo esse excesso aparece principalmente no desempenho e no consumo de combustível independente do sistema de transmissão que estejam usando.

Na avaliação dinâmica de ambos pode-se dizer que trazem a identidade do carro japonês. Ocupar o banco do motorista em ambos, por exemplo, exige uma descida de elevador de tão baixos que são. O comportamento também muito similar, assim como a ergonomia geral. Obedientes às soluções inventadas pelos japoneses, os comandos de vidros e travas das portas estão no descansa braço, local de fácil acesso. Os quadros de instrumentos de ambos também são bem parecidos, o que significa a mesma quantidade de informações. Já o console central do Civic é mais arejado e os comandos estão mais altos e fáceis de serem alcançados do que no Sentra.

O preço de ambos já inclui ar condicionado e coluna de direção ajustável, mas existem diferenças. O preço do Civic LXL, por exemplo, inclui o revestimento em couro dos bancos, volante, painel das portas e descansa-braço, enquanto no Sentra permanece o velho e bom tecido aveludado. No campo da segurança ambos oferecem o sofisticado e caro sistema de bolsas infláveis, mas aparece um empate com ligeira vantagem para o Nissan Sentra quando o assunto é freio. É que o Honda Civic tem sistema de freio com disco nas quatro rodas, mas o antibloqueio ABS só parece como opcional (é de linha na versão EX). Já o Sentra tem composição de freio disco/tambor mas o ABS é de série. E ABS é bem mais útil ao usuário comum do que o disco/disco.

Ficha técnica

Modelo: Nissan Sentra GXE
Preço: R$ 58.000,00
Motor: dianteiro, transversal, 1.8 16V, 4 cilindros em linha, (Gasolina)
Potência: 115 cv (84,6 kW) @ 5.600 rpm
Torque: 15,86kgf.m @ 4.400 rpm
Câmbio: Automático 4 velocidades com Over Drive
Freio: Disco ventilado na frente e tambor com ajuste automático atrás, com ABS nas quatro rodas.
Direção: Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Suspensão: Independente tipo Mac Pherson, molas helicoidais e barra estabilizadora na frente, e Barra multiarticulada (MULTILINK BEAM) na traseira
Rodas e pneus: Liga Leve 195/60 R15
Comprimento - 4.51 m
Largura total - 1.719 m
Entre eixos - 2.53 m
Tanque de combustível – 50 litros
Peso: 1.531 kg
Porta-malas: 328 litros

Ficha técnica

Modelo: Honda Civic LXL VTEC
Preço: R$ 55.880,00
Motor: dianteiro, transversal, 1.7 16V, 4 cilindros em linha,(Gasolina)
Potência: 130 cv a 6.300 rpm
Torque: 15,8 kgf.m a 4.800 rpm
Câmbio: manual com 5 velocidades
Freio: disco ventilados na frente, tambor atrás
Direção: Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Suspensão:independente nas 4 rodas: dianteira Mc Pherson, traseira (Doublé Wishbone).
Rodas e pneus: alumínio R15"x6jj e 185/65 R15" 88H
Comprimento – 4,45 m
Largura total – 1,71 m
Entre eixos – 2,62 m
Tanque de combustível – 50 litros
Peso: 1.170 kg
Porta-malas: 402 l




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