Economia Titulo
Para BNDES, bancos privados voltarão a emprestar em breve
05/11/2008 | 07:39
Compartilhar notícia


O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, tem a expectativa de que os bancos privados voltem a emprestar logo. "Não há motivo para ter no Brasil retração de crédito como nos países desenvolvidos", disse.

Ele argumentou que o grau de alavancagem (uso de recursos além do patrimônio líquido) das instituições no Brasil não é tão grande quanto em outros países.

O BNDES poderá abrir uma linha para financiamento de capital de giro das empresas. No entanto, Coutinho entende que o ideal é que o banco não precise chegar a criá-la e informou que, na eventualidade de abri-la, ainda seria necessário encontrar a fonte de recursos para isso. "Esperamos que o setor privado nos dispense desse esforço".

Ele lembrou que várias medidas foram tomadas pelo governo para normalizar o crédito. Citou, por exemplo, o afrouxamento dos depósitos compulsórios no Banco Central. Coutinho disse também que a fusão do Itaú com o Unibanco é positiva, mas que não espera que faça efeitos no crédito imediatamente.

Os dois bancos continuarão a trabalhar separadamente por algum tempo, observou. De acordo com Coutinho, a integração operacional em uma fusão desse tipo costuma levar de 12 a 18 meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;