Nacional Titulo
Construçao de prédios no litoral norte de SP gera polêmica
Do Diário do Grande ABC
08/10/1999 | 20:06
Compartilhar notícia


A possibilidade de se construir arranha-céus em Sao Sebastiao, no litoral norte de Sao Paulo, gerou uma grande polêmica na cidade, que acabou extrapolando as fronteiras e virando assunto estadual.

A repercussao do movimento popular para preservar a estância turística livre dos prédios de apartamentos foi tamanha, que o secretário de Meio Ambiente do estado, Ricardo Tripoli, veio conferir a situaçao de perto. Ele se reuniu sexta-feira com o prefeito de Sao Sebastiao, Joao Siqueira (PSB), para obter mais esclarecimentos e dar sua posiçao sobre o assunto. "Sou totalmente contra a verticalizaçao", comentou.

Mas o tema ainda vai gerar muito discussao. A questao dos prédios será definida no próximo ano, com a elaboraçao da lei de parcelamento e uso do solo. Os legisladores municipais estao longe de ter uma unanimidade sobre o assunto. Nem mesmo os vereadores do partido do prefeito seguem o discurso do Executivo. "Podíamos ter aqui um meio termo, sem uma verticalizaçao desordenada", afirma o vereador Gilmar Pinheiro (PSB).

As discussoes tiveram início com a análise do Plano Diretor do município pela Câmara, há alguns meses. O estudo que norteia o crescimento local será votado até 3 de novembro. Mesmo antes de surgir qualquer emenda tratando das construçoes verticais, uma avassaladora campanha contra os arranha-céus tomou conta das ruas de Sao Sebastiao.

O movimento, que já ganhou espaço na Internet, vem sendo conduzido por organizaçoes nao governamentais (ONGs), ambientalistas e sociedades de amigos de bairro. O prefeito manteve no Plano Diretor as atuais leis que estabelecem uma altura máxima de 9 metros para as construçoes. As legislaçoes neste sentido sao recentes, pois foram elaboradas em 1994, para a costa norte do município, e em 1995, para a porçao sul.

Justificativas - As justificativas para excluir as grandes estruturas verticais do perfil urbano de Sao Sebastiao vao desde a manutençao da qualidade de vida até as precárias condiçoes sanitárias disponíveis no lugar. "Nao há possibilidade de mudar num futuro próximo, pela consciência de preservaçao que as pessoas estao demonstrando", afirma confiante o prefeito.

Manifestos - O grito geral contra a verticalizaçao chegou até a prefeitura de diversas formas. Desde cartas, manifestos pessoais e abaixo assinados. Siqueira chegou a receber mensagens de Porto Alegre e do Chile, todas pedindo para evitar de qualquer maneira os edifícios verticais na malha urbana.

Para um dos líderes das açoes pró-verticalizaçao, o vereador Heriberto Queiroz (PMDB), a polêmica criada tem desviado a atençao de outros aspectos importantes do Plano Diretor que precisam ser igualmente discutidos.

Ele também acredita que a radicalizaçao neste assunto venha afastar investimentos interessantes. O presidente da Fundaçao Linha Verde, André Luis de Macedo, posicionou-se totalmente contra os grandes prédios em Sao Sebastiao e tem procurado conquistar novos adeptos à causa entre os comerciantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;