Internacional Titulo
China acusa EUA de ingerência interna
Do Diário do Grande ABC
21/06/2000 | 11:47
Compartilhar notícia


Pequim denunciou nesta quarta-feira o fato de a Casa Branca ter recebido o Dalai Lama e acusou os Estados Unidos de ``ingerência' nos assuntos internos da China. ``A China expressa sua firme oposiçao aos Estados Unidos', declarou o porta-voz do ministério das Relaçoes Exteriores, Zhu Bangzao, citado pela agência Nova China.

O fato do chefe espiritual do Tibet ter obtido permissao de viajar aos Estados Unidos e ter sido recebido terça-feira por Bill Clinton viola as normas fundamentais que regem as relaçoes internacionais e constitui um ingerência nos assuntos internos da China, segundo o porta-voz.

``A China exorta os Estados Unidos a agirem de acordo com suas palavras, que retifiquem seus erros e que honrem sinceramente seus compromissos', prosseguiu Zhu, em alusao ao fato de Washington reconhecer a soberania de Pequim sobre o Tibet.

O líder espiritual tibetano repetiu ontem, em Washington, que nao quer a independência do Tibet e sim uma ampla autonomia, enquanto que Pequim o acusa de sistematicamente querer ``dividir a China'.

Segundo um comunicado da Casa Branca, o presidente Clinton expressou ao Dalai Lama seu ``firme apoio' aos esforços para tentar iniciar um diálogo com o governo chinês e suas esperanças de que Pequim responda favoravelmente a isso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;