Internacional Titulo
Kamikazes tinham qualidades de pilotos de linha
Das Agências
14/09/2001 | 12:53
Compartilhar notícia


Formados ou não profissionalmente, os terroristas que explodiram dois aviões contra as torres do World Trade Center mostraram ter qualidades indiscutíveis de pilotos de linha, estimaram esta sexta-feira especialistas .;

"Não eram pilotos de Cessna, eram dos bons", explicou Jean Luc Reillier, ex-piloto de linha formado nos Estados Unidos no início dos anos 70. Seus estudos em Miami custaram 100 mil francos (US$ 13.500) e ele tornou-se, naquela época, o mais jovem piloto francês de Boeing 727. "Havia japoneses, libaneses, franceses, cursos teóricos pela manhã e vôos pela tarde", conta ele.

"É evidente que essas pessoas tinham conhecimento, que não se surpreenderam com a quantidade de comandos e botões", afirma Guy Rannou, ex-mecânico. "Os flaps não haviam sido acionados e os aviões chegaram em alta velocidade. Essas pessoas não eram idiotas", acrescenta.

"A classificação desses piratas do ar está mais além do que simples pilotos", estimou um instrutor de pilotos de uma grande companhia aérea, que pediu para não ser identificado. Ele calcula que a formação de um piloto de Boeing 767 custe 500 mil francos (US$ 67.500) e dure vários meses, mas "isso depende da qualificação".

François Grangier, do Sindicato Nacional Francês de Pilotos de Linha, não acredita que pilotos profissionais tenham participado dos ataques. "Eram fanáticos, que foram treinados com um objetivo definido", afirma. Para estar 100% certo do sucesso, é melhor ter pouca formação. Talvez tenham aproveitado alguns estágios de formação, mas isso não tem nada a ver com a formação de um piloto", explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;