Internacional Titulo
Novo remédio pode combater a inflamaçao das artérias
Do Diário do Grande ABC
20/07/1999 | 17:32
Compartilhar notícia


Uma droga para reduzir o colesterol pode combater também a inflamaçao dentro das artérias, segundo uma pesquisa dirigida pelo doutor Paul Ridker, cardiologista do Brigham and Women's Hospital, em Boston. A conclusao da pesquisa foi publicada nesta terça-feira na revista Circulation, da Associaçao de Cardiologia Americana.

A equipe de Ridker realizou estudos com a substância pravastatin, uma droga do grupo redutor de colesterol chamado statin, que pode diminuir os níveis de uma proteína que aumenta durante as inflamaçoes, o que pode causar uma obstruçao de uma artéria cardíaca.

Os pesquisadores fizeram experiências com 472 homens que haviam sofrido um ataque cardíaco, um derrame cerebral ou um coágulo e que depois nao tiveram problemas coronários graves em cinco anos.

A pesquisa comprovou que os níveis da proteína CRP - proteína reativa-C- eram inferiores em 38% nos homens que tomaram pravastatin em comparaçao com os que receberam um placebo. Entre os integrantes do grupo que tomou placebos e que conseguiram reduzir o mau colesterol a partir de dieta e exercício, o CRP aumentou com o passar do tempo.

Ridker observou que todos os pacientes também tomavam aspirina, que é benéfica para o coraçao e para a circulaçao e que pode ter contribuído para reduzir a inflamaçao.

Um estudo anterior de Ridker tinha comprovado que os pacientes com elevados níveis de CRP tinham três vezes mais probabilidades de sofrer um primeiro ataque cardíaco que aqueles com baixos níveis de CRP.

O cardiologista espanhol Valentin Fuster, do Centro Médico Mount Sinai de Nova Iorque, que nao esteve envolvido neste estudo, disse que parecia que os statins ajudam o paciente de várias formas. ``Pensávamos que os statins eram tao bons porque reduziam o nível de colesterol no sangue', afirmou Fuster, ex-presidente da Associaçao Americana de Cardiologia. 'Esta pesquisa provavelmente significa que os statins podem ser utilizados com êxito na prevençao da enfermidade combatendo a inflamaçao``.

As pesquisas nao determinaram se outros tipos de statins reduzem as inflamaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;