Política Titulo
Nas eleições do PSB, mudança só em Sto.André
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
26/09/2011 | 07:39
Compartilhar notícia


Nas convenções do PSB ontem para eleger a direção de seus diretórios municipais, dentro dos limites do Grande ABC só o diretório de Santo André sofreu mudança de continuidade, quando o candidato contrário Ivo de Lima conseguiu ser eleito presidente do diretório ao conquistar 359 votos, enquanto o postulante da ala sucessória e vereador Almir Cicote recebeu 191 sufrágios. Nas demais cidades, a reeleição foi a tônica para outros três anos à frente da legenda socialista. Com o pleito, ficou evidente que os diretórios devem caminhar junto à ala governista.

Presidente até a eleição em Santo André, o vereador José Ricardo fez questão de frisar as emoções distintas sentidas na ocasião. A primeira de comemoração pelo fato de a cidade se concretizar como a terceira força do Estado em número de filiados, atrás apenas de São Paulo e São Vicente, no entanto de tristeza por perceber ingerência de integrantes do governo Aidan Ravin (PTB) no processo interno. "Lamento ter havido a interferência do Executivo. O próprio secretário (de Gabinete e Saúde) Nilson Bonome afirmou que tinha preferência pelo Ivo."

Ricardo sustentou que fica impossível disputar uma convenção municipal com o peso da máquina administrativa na trincheira adversária. "Foi luta de Davi contra Golias." Com a definição, a tendência é que o PSB siga no projeto de reeleição de Aidan.

Em São Bernardo, Luis Carlos Heredia foi reeleito até 2014. Ele, que está no comando desde a saída de William Dib em 2009, disse que vai marcar reunião com os correligionários para estudar os próximos passos rumo ao pleito de 2012, mas deixou explícito que a tendência é engrossar base para contribuir com a reeleição do prefeito Luiz Marinho (PT). Mas o dirigente ponderou o desejo estadual de candidatura própria. A chapa seria encabeçado pelo vereador Antonio Cabrera, porém o suporte financeiro será empecilho. "Uma coligação seria melhor, mas o presidente estadual (Márcio França) deu a entender que iria ajudar. Por isso, iremos avaliar."

Manoel José da Silva, o Adelson, é outro que foi reconduzido ao posto, o quinto consecutivo em Diadema. Ele garantiu que é o último mandato. Segundo Adelson, que é secretário de Segurança Alimentar, os socialistas devem se alinhar com o prefeito Mário Reali (PT). "Tenho um compromisso com o prefeito. Hoje o PSB tem a vice, que está nas mãos do Gilson (Menezes), e não abrimos mão."

O diretório de Mauá reelegeu Carlos Tomaz para o terceiro mandato. Titular da Secretaria de Segurança Pública, o socialista afiançou que a aliança com Oswaldo Dias (PT) está garantida. "Sabemos que o PSB tem uma participação efetiva no governo e nossa retribuição só pode ser com apoio", disse.

São Caetano redirecionou Geová Maria de Faria ao poder. Na Secretaria de Serviços Urbanos, ele apoiará o indicado pelo prefeito José Auricchio Júnior (PTB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;