Nacional Titulo
Interpol investiga roubo de raridades no Itamaraty (RJ)
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
06/10/2003 | 20:12
Compartilhar notícia


A Interpol (polícia internacional) auxilia a Polícia Federal na investigação ao desaparecimento de 150 peças raras da mapoteca do Palácio Itamaraty, no Centro do Rio de Janeiro. O acervo, pertencente ao Escritório Regional do Ministério das Relações Exteriores, está avaliado em quase R$ 6 milhões.

Apesar de as investigações ocorrerem há cerca de três meses, o desaparecimento das relíquias só foi noticiado nesta segunda-feira. Em nota oficial, a PF informou que o inquérito foi instaurado em 31 de julho e tramita na Delegacia de Prevenção e Repressão a Crimes Fazendários. Para não prejudicar as investigações, a PF não divulgou outras informações sobre o caso, prometendo fazê-lo tão logo conclua o inquérito.

O Itamaraty só descobriu o desfalque em julho passado. A PF, a Interpol, o Conselho Internacional de Museus, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Biblioteca Nacional foram acionados na seqüência. Uma semana depois do roubo, alguns mapas roubados foram devolvidos ao Itamaraty pelo correio (via Sedex).

Segundo Luiz Antônio Custódio, representante do Conselho Internacional de Museus, a Interpol costuma ser acionada em roubos de bens culturais e históricos porque tais casos pressupõem intercâmbio internacional. Custódio explicou ainda que a devolução de parte do acervo roubado pode indicar que o roubo ocorreu por encomenda. Segundo ele, a devolução pode significar que o suposto comprador não se interessou por aquelas peças.

O acervo roubado compreende mapas dos tempos do Império que foram desenhados por cartógrafos portugueses, alemães e holandeses. Há ainda fotografias raras e uma cópia manuscrita do Tratado de Tordesilhas.

Com informações das TVs Globo e Globonews




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;