Nacional Titulo
Incêndio destrói igreja do século 18 em Minas
Do Diário do Grande ABC
20/01/1999 | 20:44
Compartilhar notícia


Um incêndio de grandes proporçoes destruiu, nesta quarta à tarde, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na praça central de Mariana, a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte. A igreja, construída em 1784 e tombada pelo Patrimônio Histórico, estava sendo restaurada desde o segundo semestre do ano passado, sob patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 16 horas. A hipótese mais provável é de que um curto- circuito tenha provocado o incêndio, que se espalhou rapidamente em razao da grande quantidade de produtos químicos no local, utilizados na recuperaçao de pinturas e peças sacras. Embora a igreja estivesse aberta à visitaçao pública, nao houve feridos. Cerca de 30 pessoas trabalharam no combate às chamas, controladas no final da tarde.

Até o começo da noite, os bombeiros faziam o trabalho de resfriamento das paredes do prédio. O fogo destruiu totalmente o corpo da nave central, o telhado e as duas torres da igreja. Um levantamento completo do patrimônio atingido só deve ser divulgado amanha (21). Havia a informaçao, porém, de que a maior perda seria uma pintura no teto da igreja, do século 18, atribuída ao mestre Manoel da Costa Athaíde, um dos maiores pintores do barroco brasileiro.

O governador de Minas, Itamar Franco, divulgou nota oficial lamentando o "trágico acidente". Itamar lembrou que, quando presidente da República, conseguiu viabilizar recursos, por meio da CVRD, para um programa de preservaçao e restauraçao do patrimônio histórico de vários Estados, que incluiu a "bela Igreja do Carmo". O governador finalizou a nota afirmando que "o incêndio deve alertar- nos para as tarefas de defesa do patrimônio cultural e da permanente prevençao contra riscos dessa natureza".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;